Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/99869
Title: Uma viagem Paleontológica e Paleoambiental no Jurássico Superior do Cabo Mondego
Other Titles: O trabalho de campo e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de competências em Geociências
Authors: Simões, Rui Jorge Sousa
Orientador: Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Gomes, Celeste
Issue Date: Sep-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas poderosas no ensinoaprendizagem das ciências. O presente trabalho discute e avalia a integração das TIC na vertente da utilização do Google Earth® como ferramenta TIC de reforço de aprendizagens associadas a aulas de campo com roteiro específico, numa unidade didática da disciplina de Biologia e Geologia do ensino secundário. A unidade do Tema I do programa de 10º ano selecionada – “As rochas contam a história da Terra” – versa sobre temas de Paleontologia e de história da Terra, no quais, com a ferramenta TIC selecionada, os conteúdos abordados podem ser observados e quase “tocados” pelos alunos em contexto de sala de aula, o que permite ultrapassar muitas das questões logísticas e financeiras com que a maioria das escolas tem em lidar quanto a aulas de campo. A metodologia seguida na investigação baseia-se na construção de um Recurso Didático de TIC, roteiro em Google Earth®, que incide sobre as temáticas referidas a partir de exemplos observados e estudados dentro do espaço geográfico do Cabo Mondego, no troço que medeia entre a Pedra da Nau e o Teimoso. Esta região, assente em unidades geológicas sedimentares, ricas e diversificadas em conteúdo paleontológico, constitui um recurso geo-natural ideal para estudos de Paleontologia. Deste modo, elabora-se uma resenha científica das principais formações que compõem a coluna sedimentar regional, acompanhada por informação gráfica dos principais fósseis e outras evidências paleontológicas com maior interesse didático/pedagógico para as finalidades pretendidas, um roteiro TIC e um roteiro de aula de campo. A construção destes materiais teve como principais objetivos: (i) promover o desenvolvimento de utilização das TIC; (ii) sensibilizar para a capacidade de observação e recolha de dados em Ciência; (iii) promover o trabalho cooperativo em Ciência; (iv) desenvolver a capacidade de interpretação e análise comparativa de dados de campo de ambientes atuais, como uma ferramenta para a reconstrução paleoambiental em Ciências da Terra e (v) sensibilizar para a importância científica dos fósseis de fácies, suas características taxonómicas e tafonómicas (fossilização). O roteiro TIC é integrado num estudo de caso que envolve duas turmas do 10º ano com características similares (idade, relação entre a percentagem de rapazes e raparigas, sucesso escolar e origem no concelho da Figueira da Foz). O roteiro virtual foi explorado em ambiente letivo prévio com um grupo à aula de campo, permanecendo o outro como grupo de controlo, em que apenas realizou aula de campo com roteiro sem aplicação prévia do roteiro TIC. Após avaliação efetuada por um teste diagnóstico e por um pós-teste, verifica-se que os resultados do grupo que utilizou as TIC como recurso de aprendizagem não foram superiores, de forma significante, considerando-se que a aula de campo em si e o grau de aprendizagens significativas transportadas do ensino básico, tenham minimizado o impacto do efeito da ferramenta TIC. Não obstante, a utilização das TIC como recurso educativo no ensino da Paleontologia conduz a aprendizagens mais significativas, ao nível de maiores índices de motivação pela disciplina e pelos seus conteúdos, especialmente quando estes envolvem aulas de campo. Palavras chave: Cabo Mondego; Jurássico Superior; TIC pelo Google Earth®; Trabalho de Campo; Reconstituição Paleoambiental.
The Technologies of Information and Communication (TIC) are mighty tools in the teaching-learning of sciences. The present work intends to discuss and evaluate the integration of TIC with the use of Google Earth® as a tool for reinforcement learning associated to fieldwork classes with a specific itinerary. This research has been included in a specific educational unity from the discipline of Biology and Geology of the secondary teaching. The selected unit from the Subject I of the 10th year program – “The rocks tell the history of Earth” – focuses subjects of Palaeontology and history of the Earth, whose contents can be easily developed with the selected TIC tool. Actually, they can be observed and almost "touched" by the pupils in a classroom context, and this can be used to reduce many limitations of organization and financial nature, that most schools feel when they have to deal with field classes and visits with fieldwork. The methodology followed in the investigation is based on the construction of a TIC tool, namely a Google Earth® itinerary based on the above-mentioned themes, who starts from examples observed and studied within the geographical space of the Cape Mondego (Figueira da Foz, West Central Portugal). This itinerary follows seashore area located between the "Pedra da Nau" cliff and the strata exposed southwards, in front of the Teimoso restaurant. This trip shows several geological units with sedimentary strata of Late Jurassic age, as part of a large monoclinal structure dipping to the South. These units record a succession of several marginal-marine, lagoonal and deltaic palaeoenvironments with a rich and diversified paleontological content, and constitutes an ideal geo-natural resource for studies on Palaeontology. In this way, a detailed review of the main units that compose the local stratigraphic column was undertaken, and followed by graphic information about fossils and other evidence with higher educational/ pedagogic interest for the proposed finalities, as well as a TIC itinerary and a classroom itinerary of fieldwork. The construction of these materials had as main objectives: (i) to promote the development of TIC, (ii) to improve skills of observation and data collection in Science, (iii) to promote cooperative work in Science, (iv) to develop the ability to interpret and analyze comparative field data in of modern environments as a tool to paleoenvironmental reconstructions in Earth Sciences, and (v) to emphasize the scientific importance of facies fossils and their taxonomic and taphonomic characteristics (fossilization). The TIC tool was used in a case study that involved two 10th year groups with similar characteristics (age, relative percentage of girls and boys, success in education and home location in the municipality area of Figueira da Foz). The first group explored the tool in a school environment previous to the field classroom, while the other was used as a control group that made the same field class, but without prior application of the TIC tool. After evaluation effectuated by a diagnostic test and a post test, it was noted that the results of the group that used the TIC as a learning tool were not higher from a statically point of view. This fact can be explained by the field class itself, in the two groups, but also by the degree of significant learns transported from the previous basic teaching level. These limitations in the control group have minimized the impact of the effect of the TIC tool. Nevertheless we consider that a concise use of TIC as an educative resource in the teaching of Palaeontology, leads to more significant apprenticeships, increasing motivation rates in this discipline and its contents, especially when it involves fieldwork. Key-words: Fieldwork; Figueira da Foz; Paleoenvironmental Reconstruction; TIC by Google Earth®; Upper Jurassic.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Terra apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/99869
Rights: openAccess
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