Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86738
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
Other Titles: Teacher Training Report carried out at Escola Básica Marquês de Marialva during 2017/2018 school along with the 8th B class
Authors: Freire, Soraia Perides 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Demonstração; Ensino; Formação Profissional e Pessoal; Teacher Training; Physical Education; Demonstration; Teaching; Professional and Personal Education
Issue Date: 3-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico assume um papel importante na formação de professores estagiários, o qual exige momentos de reflexão crítica e a capacidade de superar os diversos obstáculos que vão surgindo ao longo do mesmo, com vista a desenvolver o melhor trabalho possível na função docente. Este foi desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, junto da turma do 8.º B, no ano letivo 2017/2018 e constitui-se como uma etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio traduz-se em todo o conhecimento adquirido ao longo dos quatro anos de formação inicial e tem como principal objetivo evidenciar de forma clara e estruturada todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018 e descrever os momentos que marcaram o Estágio Pedagógico, refletindo sobre a importância dos mesmos na evolução como professores.No relatório irá ser composto por três capítulos, em que o primeiro será essencialmente descritivo do contexto pedagógico em que o Estágio foi desenvolvido; o segundo abrangerá numa reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas; e, por fim, no terceiro apresenta-se o aprofundamento do tema/problema com o tema “Valor da demonstração em Educação Física na facilitação das aprendizagens em modalidades individuais”, com o objetivo de analisar o efeito da demonstração de um movimento específico de uma modalidade individual numa situação real de ensino-aprendizagem. O estudo conta com uma participação de 18 alunos, 11 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Foi feito um estudo experimental, numa situação real de aula com a turma dividida em dois grupos. Foram aplicadas 3 progressões pedagógicas da Corrida de Barreiras na modalidade de Atletismo. O instrumento de medida foi a observação em deferido e ainda foi aplicado um inquérito aos alunos.
The Teacher Training carries an important role in the preparation of trainee teachers. It requires moments of critical reflection and the ability to overcome the numerous barriers that come up throughout it, in order to develop the best work possible as a teacher. This one was developed in the 2017/2018 school year, in the “Escola Básica Marquês de Marialva”, along with the 8th B class, and constitutes as one of the final stages of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty or Sport Science and Physical Education of the University of Coimbra.The Teacher Training Report explains all the knowledge acquired during the four years of initial training and its main objective is to display clearly and in a structured way all the work developed during the 2017/2018 academic year and describe the noticeable moments of the Teacher Training, reflecting on their importance in the development as teachers.The report will consist of three chapters, in which the first will be essentially describing the pedagogical context in which the Teacher Training was developed; the second will cover a critical reflection on the pedagogical practices carried out; lastly, in the third part, the topic/problem is presented with the theme "Value of the demonstration in Physical Education in the facilitation of learning in individual sports", with the goal of analyzing the effect of the demonstration of a specific movement of an individual sport in a real teaching-learning situation.The study holds the participation of 18 students, in which 11 are females and 7 are males. An experimental study was carried, in a real class situation with the class divided into two groups. Three pedagogical progressions of the Hurdles were applied. The instrument of measurement was the observation in deferred and was also applied a survey to the students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/86738
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório de Estágio_SoraiaFreire.pdf1.85 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

148
checked on Sep 10, 2019

Download(s)

145
checked on Sep 10, 2019

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons