Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86409
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS JUNTO DA TURMA E DO 9ºANO NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Other Titles: REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS WITH THE E CLASS OF THE 9TH YEAR DURING THE 2017/2018 SCHOOL YEAR
Authors: Bicudo, Edmundo Borges Garoupa 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Indisciplina; Intervenção pedagógica; Processo de ensino-aprendizagem; Reflexão; Teacher Training; Indiscipline; Pedagogical intervention; Teaching-learning process; Reflection
Issue Date: 1-Oct-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS JUNTO DA TURMA E DO 9ºANO NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Place of publication or event: ESCOLA SECUNDÁRIA DAS LARANJEIRAS
Abstract: O Estágio Pedagógico proporcionado pelo Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra promove o aprofundamento da formação do mestrando, colocando-o em situação real de ensino, orientada e supervisionada por docentes qualificados. O Estágio consiste, portanto, no culminar da formação académica, proporcionado a aquisição de competências e ferramentas essenciais para a preparação para uma prática docente.A presente etapa foi desenvolvida junto da turma E do 9º ano da Escola Secundária das Laranjeiras, em São Miguel – Açores, durante o ano letivo 2017/2018.Deste documento intitulado de “Relatório de Estágio Pedagógico” consta uma detalhada reflexão crítica respeitante a todo o percurso trilhado ao longo do ano de estágio. O seu intuito prende-se com a explanação e análise crítica e reflexiva de todas as experiências vivenciadas e aprendizagens adquiridas e desenvolvidas no decorrer desta fase. Durante o período de estágio, e como apresenta o relatório, as competências e saberes teóricos apreendidos ao longo da licenciatura e mestrado foram postos em prática num contexto escolar real, permitindo o progresso do estagiário enquanto futuro profissional de Educação Física.Deste modo, o presente relatório subdivide-se em três capítulos concernentes à contextualização da prática desenvolvida, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação aprofundada do tema-problema.Assim sendo, o primeiro capítulo evidencia as expetativas iniciais e a caraterização do contexto no que respeita à escola, ao Grupo Disciplinar de Educação Física, ao Núcleo de Estágio, aos orientadores e à turma. O segundo capítulo é composto por três áreas. A primeira área apresenta as atividades de ensino aprendizagem compostas pelo planeamento (integradas pelo plano anual, unidades didáticas e plano de aula), pela realização (da qual fazem parte importantes dimensões como a instrução, a gestão e o clima/disciplina), pela avaliação (englobando a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa, a avaliação sumativa, a autoavaliação e os parâmetros e critérios de avaliação), pela atitude ético-profissional, pela justificação das opções tomadas, bem como pelas questões dilemáticas. A segunda área refere as atividades de organização e gestão escolar, nomeadamente a assessoria prestada à diretora de turma do 9ºE. Por fim, a terceira área menciona os projetos e parcerias educativas a nível, principalmente, das atividades do Grupo Disciplinar de Educação Física e das atividades do Núcleo de Estagiários de Educação Física, acrescendo a experiência com o 2º ciclo e a semana de horário completo.Finalmente, o último capítulo trata o estudo de caso denominado de “Procedimentos dos professores de Educação Física face a comportamentos de indisciplina dos alunos em aula”.
The Teacher Training provided by the Master's Degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra promotes the deepening of the training of the master, placing it in a real teaching situation, oriented and supervised by qualified teachers. The Teacher Training consists, therefore, in the culmination of academic training, providing the acquisition of skills and tools essential for the preparation for a teaching practice.The present stage was developed with the E class of the 9th year of Escola Secundária das Laranjeiras, in São Miguel - Azores, during the 2017/2018 school year.From this document titled "Teacher Training Report" there is a detailed critical reflection regarding the entire course traversed during the Teacher Training year. Its purpose is to explain and to do a critical and reflective analysis of the experiences and learning acquired and developed during this phase.During the Teacher Training period, and as presented in the report, all the theoretical skills and knowledge learned during the graduation and master's degree were put into practice in a real schoolar context, allowing the trainee teacher to progress as a future Physical Education professional.Thus, this report is subdivided into three chapters concerning the contextualization of the practice developed, the reflexive analysis of the pedagogical practice and the deepened presentation of the problem-theme.Therefore, the first chapter shows the initial expectations and the characterization of the context concerning to the school, the Disciplinary Group of Physical Education, the Teacher Training Nucleus, the master’s mentors and the class.The second chapter consists on three areas. The first area presents the activities of teaching learning composed by the planning (integrated by the annual plan, didactic units and lesson plan), by the realization (of which important dimensions such as education, management and climate/discipline are part), by the evaluation (including diagnostic evaluation, formative evaluation, summative evaluation, self-evaluation and evaluation parameters and criteria), ethical-professional attitude, justification of the options taken, as well as dilemma issues. The second area refers to the activities of school organization and management, namely the advisory given to the class director of the 9ºE. Finally, the third area refers to educational projects and partnerships, mainly at the level of the activities of the Physical Education Disciplinary Group and the activities of the Trainees' Nucleus of Physical Education, adding the experience with the second cycle and the full-time week.Finally, the last chapter deals with the case study called "Procedures of teachers of Physical Education in relation to the behaviors of students indiscipline in class".
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/86409
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Rel_Estg1718_Edmundo_Bicudo.pdf1.94 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

184
checked on Oct 15, 2019

Download(s)

179
checked on Oct 15, 2019

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons