Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85365
Title: O mito de Atalanta. Das fontes clássicas à receção na arte ocidental
Other Titles: The Myth of Atalanta. From classical sources to its reception on Western art.
Authors: Pereira, Daniela Filipa dos Santos 
Orientador: Ferreira, Luísa de Nazaré da Silva
Keywords: Atalanta; Mitologia; Literatura; Arte; Receção; Atalanta; Mythology; Literature; Art; Reception
Issue Date: 27-Jan-2017
Serial title, monograph or event: O mito de Atalanta. Das fontes clássicas à receção na arte ocidental
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente trabalho de investigação, inscrito na linha de Mundo Antigo, Estudos Clássicos, tem por base de estudo a figura e o mito de Atalanta. Enquadrado devidamente na sua época e contexto em que tomou forma, é nosso objetivo central analisar os diversos tratamentos a que o mito foi sujeito.Pretendemos examinar as fontes literárias e iconográficas, revisitando os estudos já existentes e procurando compreender o envolvimento da personagem e a sua caracterização por parte dos diferentes autores, nas diversas cenas em que é referida: na caça ao javali de Cálidon, nos jogos fúnebres em honra de Pélias, na expedição dos Argonautas e, finalmente, na prova atlética contra Hipómenes, cujo intuito era a eterna escapatória aos laços do casamento.O nosso estudo contempla, assim, a análise da figura de Atalanta de um ponto de vista literário e cultural, abordando a figuração do mito em vasos gregos, espelhos etruscos e frescos romanos, focalizando ainda a nossa atenção na arte ocidental, designadamente na arte da glíptica, na pintura e no mundo cinematográfico.Tendo em consideração algumas das problemáticas suscitadas pelo mito de Atalanta, a nossa proposta de trabalho resume-se a cinco questões, com as quais poderemos definir as linhas gerais da dissertação, que organizámos em duas partes: Quem foi Atalanta? Que informações nos transmitem as fontes antigas, literárias e artísticas? Em que medida é que Atalanta desafiou as normas e os costumes vigentes na cultura da Grécia antiga? Como evolui o tratamento deste tema antigo nas artes? Como é que o cinema aproveitou a figura de Atalanta? São estes os nossos objetivos, são estas as questões principais a que procuraremos dar resposta no decorrer deste trabalho.Esta jovem grega, originária da Arcádia ou da Beócia, foi exposta logo após o nascimento, foi salva por uma ursa, que a amamentou, e criada por caçadores, para se tornar mais tarde numa seguidora da deusa da vida selvagem, Ártemis, dedicando-se à caça e escolhendo os bosques como morada. Participou na expedição dos Argonautas, na caça ao javali de Cálidon e nos jogos fúnebres em honra de Pélias. Apesar de todas estas atividades, culturalmente masculinas, Atalanta ficou conhecida pela sua rejeição ao casamento e pela prova atlética que impôs como forma de permanecer virgem. O prémio para o vencedor da competição era a união nupcial e o castigo para o perdedor era a morte. Muitos foram os que caíram aos pés da jovem até que Hipómenes, com a ajuda da deusa Afrodite, a superou, alcançando a mão de Atalanta. Seria este um vulgar happy end, não fosse o jovem esquecer-se de agradecer devidamente à deusa do amor. Enfurecida por tal ofensa, Afrodite fez com que o casal consumasse a união dentro de um templo consagrado à Deusa Mãe e, como castigo, foram ambos transformados em leões.
The present research, inscribed in the line of Ancient World, in Classical Studies, is based on a study of the figure and the myth of Atalanta.Duly framed in its time and context in which it took form, it is our main goal to analyze the several treatments to which the myth was subject.We intend to examine the literary and iconographic sources, to review the existent studies and to look for the character's involvement and its characterization by the different authors, in the several scenes in which it refers: in the Calydonian boar hunt, in the funeral games in honor of Pelias, in the Argonautic and finally, in the athletic test against Hippomenes, whose intention was an eternal escape to the bonds of marriage.Therefore, our study focuses on an analysis of the figure of Atalanta from a literary and cultural point of view, approaching the representation of the myth in Greek vases, Etruscan mirrors, and Roman wall-painting, focusing also on Western art, namely in glyptic art, in painting and in the cinematographic world.Taking into consideration some of the problems raised by the myth of Atalanta, we divide our work in five major questions, with which we can define the general lines of the dissertation, organized in two parts: Who was Atalanta? What information does ancient literary and artistic sources offer us? To what extent did Atalanta challenge the norms and customs prevailing in the culture of ancient Greece? How does art treats this ancient myth? How did the cinema take advantage of the figure of Atalanta? These are our objectives, the main questions that we will try to answer in the course of this work.This Greek girl, originally from Arcadia or Boeotia, was exposed shortly after her birth, was rescued by a bear, who nursed her, and was raised by hunters, later to become a follower of the goddess of the wilderness, Artemis, Hunting and choosing the woods as her home. She participates in the expedition of the Argonauts, in the calydonian boar hunt and in the funeral games in honor of Pelias. Despite all these culturally masculine activities, Atalanta was known for her rejection of marriage and for the running competition she imposed as a way of remaining a virgin. The prize for the winner of the competition was the bridal union and the punishment for the loser was death. Many were those who fell at the feet of the young woman until Hippomenes, with the help of the goddess Aphrodite, overcame her, reaching the hand of Atalanta. This would be a vulgar happy end, if the young man had not forgotten to thank the goddess of love properly. Enraged by this offense, Aphrodite caused the couple to consume the marriage within a temple consecrated to the Mother Goddess and, as a punishment, were both turned into lions.
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos Clássicos apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/85365
Rights: openAccess
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