Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85331
Title: (Con)vivências Escolares- Um estágio curricular no Agrupamento de Escolas de Pinhel
Other Titles: School Experiences- An Internship in the Agrupamento de Escolas de Pinhel
Authors: Saraiva, Nídia Coelho 
Orientador: Matos, Armanda Pinto Mota
Keywords: Igualdade de Género; Bullying e Cyberbullying; Boa convivência em ambiente escolar,; Indisciplina em sala de aula; Gender Equality; Bullying and Cyberbullying; Conviviality in school environment; Indiscipline in the classroom
Issue Date: 30-Oct-2018
Serial title, monograph or event: (Con)vivências Escolares- Um estágio curricular no Agrupamento de Escolas de Pinhel
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas de Pinhel
Abstract: O presente relatório tem como finalidade a descrição de todo o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio curricular realizado no Agrupamento de Escolas de Pinhel, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O trabalho realizado ao longo do estágio curricular foi desenvolvido no âmbito da Equipa Multidisciplinar do Agrupamento de Escolas de Pinhel (AEP) e teve como objectivo contribuir para a promoção da boa convivência entre os alunos, mediante a realização de atividades de sensibilização e prevenção, centrada nas temáticas da igualdade de género, indisciplina na sala de aula e bullying e cyberbullying. Estas ações dirigiram-se aos alunos dos 5º e 7º anos do ensino básico do AEP.Para além destas ações tivemos ainda oportunidade de participar como mentora no âmbito do Clube Mentes Empreendedoras, colaborando na dinamização de sete Workshops com o intuito de criar jovens empreendedores e autónomos. O presente relatório integra duas partes, a primeira destinada ao enquadramento teórico onde são abordados os seguintes temas: importância da escola; igualdade de género; indisciplina em sala de aula e, por fim, bullying e cyberbullying. Na Parte II, relativa à descrição do estágio, apresentamos um capítulo onde é efetuada a caraterização da instituição acolhedora do estágio, e um segundo capítulo destinado à descrição das atividades de sensibilização/prevenção desenvolvidas. Estas atividades integraram um estudo sobre o bullying e o cyberbullying, que visou contribuir para que o AEP desenvolva uma ação mais consertada e estrategicamente mais adequada em relação a esta problemática. Os resultados deste estudo serão igualmente apresentados.Palavras-chave: Igualdade de Género; Bullying e Cyberbullying; Boa convivência em ambiente escolar, Indisciplina em sala de aula.
The purpose of the present report is to describe all the work developed during the curricular internship held in the Agrupamento de Escolas de Pinhel in order to obtain the Master’s degree in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.The work carried out throughout the curricular internship was developed within the scope of the Multidisciplinary Team of the Agrupamento de Escolas de Pinhel (AEP) and was a contribution to the promotion of conviviality among the students, through activities of raising awareness and prevention, centered in the main theemes of gender equality, classroom indiscipline, bullying and cyberbullying. These activities were aimedat to the 5th and 7th school years of the basic education in the AEP.In addition to these raising awareness and prevention activities, we also had the opportunity to participate as a mentor in the scope of the club Mentes Empreendedoras, and to collaborate in the implementation of seven workshops, wich aimed at creating autonomous and entrepreneurs young people.This report is divided in two parts, the first one devoted to the theoretical framework, which: addresses the importance of school, gender equality, indiscipline in the classroom and, finally, bullying and cyberbullyingThe second part, corresponding to the description of the internship, includes a chapter where the characterization of the welcoming institution is presented and a second chapter dedicated to the description of the awareness / prevention activities wich were carried out. These activities integrated a study on bullying and cyberbullying, which aimed to help the AEP to develop a more targeted and strategically appropriate action on this issue. The results of this will also be presented.Keywords: Gender Equality; Bullying and Cyberbullying; Conviviality in school environment, Indiscipline in the classroom
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/85331
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel. FINAL Nídia Coelho Saraiva.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

378
checked on Oct 20, 2021

Download(s) 50

388
checked on Oct 20, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons