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Title: Serious Games Utilizados como Mecanismos de Avaliação Cognitiva Aplicados à População Adulta Mais Velha
Authors: Neto, Helio Cavalcante Silva 
Orientador: Roque, Licinio
Cerejeira, Joaquim
Keywords: Games Design; Envelhecimento Ativo; Jogos Sérios; Avaliação Cognitiva; Active Aging; Serious Games; Cognitive Assessment
Issue Date: 7-Dec-2017
Abstract: O envelhecimento populacional é um fenómeno que tem ocorrido em todo o mundo, em especial nos países desenvolvidos. Perante esse processo várias medidas/estratégias têm sido tomadas para garantir a qualidade de vida e a autonomia/independência das pessoas mais velhas. Uma das estratégias propostas pela Organização Mundial da Saúde visa promover o envelhecimento saudável através do chamado “Envelhecimento Ativo”, onde a manutenção da saúde e autonomia na velhice corresponde a uma boa qualidade de vida física, mental e social sendo estes os fatores relevantes para a preservação do potencial de realização e desenvolvimento nesta fase da vida. O processo envelhecimento está associado a alterações em vários sistemas biológicos que se traduzem numa redução da capacidade em várias funções, maior vulnerabilidade ao ambiente e maior risco de doenças crónicas. As doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer, são frequentes em pessoas mais velhas afetando globalmente a função cognitiva e a capacidade funcional. A avaliação da extensão e tipo de défices existentes faz-se através de testes neuropsicológicos que consistem em solicitar ao doente que realize um conjunto de tarefas estandardizadas. Um dos problemas associados à avaliação neuropsicológica é o grau de motivação e de empenho do doente na sua realização nem sempre é ótima, o que prejudica a interpretação dos resultados.Com o intuito de tornar a avaliação mais descontraída, menos cansativa e mais envolvente, os Serious Games, que utilizam tecnologias no contextos dos videojogos e que podem incorporar os testes neuropsicológicos atuais. Isso permitirá alcançar um melhor desempenho dos jogadores no decorrer da avaliação e possibilitará uma melhor recolha de dados para a avaliação clínica. O objetivo da Tese é desenvolver três jogos sérios utilizando as técnicas de design de acessibilidade, com o intuito de estimular e avaliar o desempenho cognitivo dos adultos mais velhos. Simultaneamente, os jogos fornecem informações sobre o desempenho cognitivo de jogadores com patologia neurocognitiva que podem ser usadas por profissionais de saúde na monitorização clínica.
Population aging is a phenomenon that has occurred throughout the world, especially in developed countries. Faced with this process several measures and strategies have been taken to ensure the quality of life and the autonomy and independence of older people. One of the strategies proposed by the World Health Organization aims to promote healthy aging through the so-called "Active Ageing", where maintaining health and independence in old age corresponds to a good physical quality of life, mental and social which are the relevant factors for preserving the potential for achievement and development in this stage of life. The aging process is associated with changes in various biological systems that result in a reduction of capacity in various functions, increased vulnerability to the environment and increased risk of chronic diseases. Neurodegenerative diseases, including Alzheimer's disease, are common in older people globally affecting cognitive function and functional capacity. The evaluation of the extent and type of existing deficits is via neuropsychological tests that consisted of asking the patient to perform a set of standardized tasks. One of the problems associated with neuropsychological assessment is the degree of motivation and the patient's commitment to its realization is not always optimal, which impairs the interpretation of results. In order to make more relaxed assessment, less tiring and more engaging, the Serious Games, which use technologies in contexts of video games and that can incorporate the current neuropsychological tests. This will achieve a better performance of the players during the evaluation and will enable better data collection for clinical evaluation. The aim of the thesis is to develop three serious games using accessibility design techniques, in order to stimulate and evaluate the cognitive performance of older adults. At the same time, the games provide information on the cognitive performance of players with neurocognitive disorder that can be used by health professionals in clinical monitoring.
URI: http://hdl.handle.net/10316/84807
Rights: openAccess
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FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

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