Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84020
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
Other Titles: Report of Teachers Training Developed at Avelar Brotero Secondary School, next to the 10.º1D class in the academic year 2016/2017.
Authors: Aveiro, Tiago José Simões 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino-Aprendizagem; Indisciplina; Teachers Training; Physical Education; Teaching-Learning Process; Indiscipline
Issue Date: 27-Jun-2017
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Junto da Turma 10.º1D no Ano Letivo 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: No presente relatório de estágio, procuramos refletir acerca dos conhecimentos adquiridos e da experiência vivenciada ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 10.º1D, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo de 2016/ 2017. Pretendemos dar a conhecer, no documento, o trabalho realizado no âmbito do Estágio Pedagógico, que incorporava diferentes áreas de intervenção, nomeadamente ao nível da área 1 – Atividades de Ensino-aprendizagem, onde cada estagiário ficou responsável por lecionar as aulas de Educação Física (EF) a uma das turmas do Orientador (professor cooperante), realizando o respetivo planeamento a longo, médio e curto prazo; área 2 – Atividades de Organização e Gestão Escolar, onde tivemos de assessorar/ acompanhar um cargo de gestão intermédia na escola, ao longo do ano letivo, com o objetivo de promover práticas de trabalho em colaboração, bem com compreender a complexidade das escolas a nível burocrático; e área 3 – Projetos e Parcerias Educativas, onde o Núcleo de Estágio da Escola Secundária de Avelar Brotero teve de protagonizar, na escola, duas ações destinadas à população escolar, adquirindo competências de animação socio desportiva, demostrando capacidades de organização, planeamento, execução e controlo.Durante o corpo do relatório, é aprofundado ainda o tema-problema desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, cujo tema aglutinador foi “Visão de Disciplina/Indisciplina por alunos e respetivos professores”, que se revelou essencial para o nosso desenvolvimento profissional, uma vez que esta é uma problemática cada vez mais comum, investigámos o tema e ficámos a conhecer estratégias para colmatar problemas desta natureza.Assim, através deste documento, é nossa intenção caraterizar toda a prática pedagógica realizada na Escola Secundária de Avelar Brotero, supervisionada pelos respetivos Orientadores de Estágio, que nos proporcionou uma experiência enriquecedora de natureza prática, contribuindo para o aumento da nossa bagagem de conhecimentos e consequentemente competências profissionais, que nos irão regular a prática num futuro próximo, enquanto docentes.
In the present Teachers Training report, we try to reflect about the knowledge acquired and the experience lived during the Teacher Training, carried out at the Secondary School de Avelar Brotero next to the 10.º1D class, of the Scientific-Humanistic Course of Science and Technology, in the academic year 2016/2017.We intend to make known in the document the work carried out within the scope of the Teacher Training, which incorporated different areas of intervention, namely at the level of Area 1 - Teaching - Learning Activities, where each trainee was responsible for teaching Physical Education to one of the classes of the Advisor (cooperating teacher), realizing the respective planning in the long, medium and short term; Area 2 - Organization and School Management activities, where we had to follow an intermediate management position in the school, throughout the school year, with the objective of promoting collaborative working practices, as well as understanding the complexity at the bureaucratic level of schools; and area 3 - Projects and Educational Partnerships, where the internship group of the Secondary School de Avelar Brotero had to carry out in the school two actions aimed at the school population, acquiring socio-sport animation skills, demonstrating organizational, planning, execution and control capacities .During the report, was also explored the theme-problem developed during the Pedagogical Stage. Its theme was "Discipline/Indiscipline view by students and their teachers", which proved to be essential for our professional development. Since this is an increasingly common problem, we investigated the issue and we came to know strategies to address problems of this nature.Thus, through this document, it is our intention to characterize all the pedagogical practice carried out at the Secondary School de Avelar Brotero, supervised by the respective mentor teacher, who provided us with an enriching experience of a practical nature, contributing to the increase of our knowledge baggage and consequently skills, which will regulate the practice in the near future as teachers.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/84020
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Rel_Estg1617_Tiago_Aveiro.pdf6.03 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

281
checked on Oct 21, 2019

Download(s) 50

272
checked on Oct 21, 2019

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons