Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/47625
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 S Drº Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, junto da turma do 8ºC, no ano letivo de 2016-2017
Authors: Santos, Miguel Ângelo de Jesus 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Ensino da educação física
Issue Date: 2017
Abstract: O estágio pedagógico é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra. Representa uma etapa fundamental na formação de qualquer futuro docente, na medida em que o estagiário tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, ao longo da sua formação académica, em contexto real. O presente relatório relata o trabalho desenvolvido junta da turma 8ºC, da Escola EB 2/3 S Drº Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares no ano letivo 2016/2017. Em termos de estrutura, o relatório divide-se em cinco capítulos fundamentais, onde inicialmente é feita uma introdução ao processo de ensino-aprendizagem que advém do estágio, seguido de uma contextualização da prática desenvolvida, a respetiva análise reflexiva sobre a prática pedagógica, o aprofundamento do tema/problema e as considerações finais a reter do estágio. Em relação à contextualização da prática desenvolvida, numa primeira fase foram determinadas as expetativas iniciais e a caraterização das condições de realização. Relativamente à análise reflexiva da prática pedagógica, foram desenvolvidas as condicionantes inerentes ao planeamento, à intervenção pedagógica e realização, à avaliação das aprendizagens, à atitude ético-profissional e ainda às atividades complementares, no âmbito das atividades de organização e gestão escolar e dos projetos e parcerias educativas. A parte final do documento é dedicada ao aprofundamento do tema/problema “O conceito de (in)disciplina dos professores de educação física: Estudo comparativo entre professores experientes e inexperientes” e às considerações finais em evidência de todo o processo de ensino-aprendizagem. The pedagogic stage is an integral part of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. It represents a fundamental step in the training of any teacher insofar as the trainee has the opportunity to apply the acquired knowledge throughout his academic training in a real context. This report reports on the work developed jointly by the 8 º C group, from Escola EB 2/3 S Drº Daniel de Matos, in Vila Nova de Poiares in the 2016/2017 school year. In terms of structure, the report is divided into five fundamental chapters, where it is initially introduced to the teaching-learning process that comes from the stage, followed by a contextualization of the practice developed, its reflective analysis on pedagogical practice, the Deepening of the theme / problem and the final considerations to be retained from the internship. In relation to the contextualization of the developed practice, in the first phase the initial expectations and the characterization of the conditions of realization were determined. Regarding the reflexive analysis of the pedagogical practice, the inherent conditioning factors for planning, pedagogical intervention and achievement, learning evaluation, ethical-professional attitude and complementary activities were developed, within the framework of school organization and management activities and the project And educational partnerships. The final part of the document is dedicated to the deepening of the theme / problem "The concept of (in) discipline of physical education teachers: comparative study between experienced and inexperienced teachers" and the final considerations in evidence of the entire teaching-learning process.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/47625
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1617_Miguel_Santos.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

112
checked on May 14, 2019

Download(s)

82
checked on May 14, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.