Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/47623
Title: Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11º D, no ano letivo de 2016-2017
Authors: Faria, Paulo Alexandre Macedo 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Ensino da educação fíisca
Issue Date: 2017
Keywords: Ensino da educação fíisca
Issue Date: 2017
Abstract: O presente documento surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico (EP) representou assim uma oportunidade de aplicação, em contexto real, dos conhecimentos adquiridos ao longo de um longo percurso académico, desde a Licenciatura em Ciências do Desporto ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O presente Relatório de Estágio encontra-se dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo será realizada uma introdução ao presente documento. O segundo capítulo, será composto por uma contextualização da prática, definindo quais as minhas espectativas iniciais, as opções iniciais e a caracterização das condições de realização, que será dividida pela caracterização do espaço escolar, uma caracterização do grupo de Educação Física (EF) e uma caracterização da turma à qual foram lecionadas as aulas. O terceiro capítulo prende-se com a análise reflexiva sobre a prática pedagógica. Neste capitulo, procurarei debruçar-me sobre: o planeamento - refletindo acerca do planeamento a curto, médio e longo prazo; sobre a realização deste planeamento - procurando refletir acerca das quatro dimensões de intervenção pedagógica; a avaliação – procurando refletir acerca dos procedimentos em todos os momentos de avaliação; e reflexão acerca da atitude ético-profissional apresentada. O quarto e último capítulo será a abordagem ao tema de aprofundamento, procurando identificar, dentro do binómio Disciplina-Indisciplina, perceber quais são os comportamentos de indisciplina mais frequentes nas aulas de EF e perceber a gravidade dos mesmos. Estes dados serão comparados relativamente a professores experientes e professores estagiários. A amostra será composta por trinta elementos, quinze professores experientes e quinze professores estagiários, estando estes em escolas diferentes mas todas no centro da cidade de Coimbra. This document emerges within a Masters Degree in the Teaching of Physical Education at basic and secondary High school students under the responsibility of the Sport Sciences and of Physical Education faculty in the University of Coimbra. The Teacher Training has, therefore, represented an opportunity to apply, in real context, all the acquired pieces of knowledge along the vast academic path, from the graduation in Sport Sciences to the Masters focusing upon Physical Education, particularly related to basic and secondary high school students. This training report is to be perceived in a four chapters frame, being the first one dedicated to the obvious document introduction, while the second consists of a practice contextualizing, defining, thus, my initial expectations, options and circumstances associated to the accomplishment conditions, being this one section divided in the characterization of the school grounds, a description of the Physical Education group, as well as of the students to which classes were taught. Passing to the third part, the reader will be there confronted with a reflexive analysis over the pedagogical practice. In this area, I’ll be aiming at debating: the planning - reflecting also about its short, middle and long terms; the planning conceiving- trying to discuss the four dimensions of pedagogical approach; the assessment- within a reflection about all its moments; and a natural evaluation about the presented ethical-professional attitude. The fourth and last chapter will be an approach to the deepening topic, trying to identify in the binomial Discipline-Indiscipline and understand which are the most upsetting and frequent behaviors in Physical Education, as well as their gravity. This data is being compared to related experient teachers and trainee teachers. The sample will be constituted by thirty elements, fifteen experient teachers and another fifteen of trainee teachers, being all these in different schools, although all in the perimeter of Coimbra’s center.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/47623
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2017_Paulo_Faria.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

102
checked on Aug 21, 2019

Download(s)

86
checked on Aug 21, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.