Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/47621
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto das turmas do 11ºJ/L e 11ºM/N, dos cursos profissionais, no ano letivo de 2016-2017
Authors: Carvalho, Pedro Miguel Coelho Simões de 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Ensino da educação física
Issue Date: 2017
Keywords: Ensino da educação física
Issue Date: 2017
Abstract: O presente documento, refere-se ao Estágio Pedagógico realizado no âmbito do segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O objetivo deste Estágio Pedagógico é o de aplicar em contexto real, todas as aprendizagens realizadas ao longo deste ciclo de formação, desenvolvendo deste modo competências na prática docente. O estágio foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, junto das turma dos Cursos Profissionais de Técnico de Energias Renováveis e Técnico de Polímeros (11ºM/N) e das turmas dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar Protésico e Técnico Auxiliar de Saúde (11ºJ/L). A experiência proporcionada enquanto docente de Educação Física, conduziu-nos à descoberta de atitudes, conhecimentos e práticas que apenas o contexto escolar nos permite adquirir e dessa forma, complementar o nosso processo de formação enquanto professores. Toda a partilha entre colegas de núcleo de estágio, professores, alunos, e toda a comunidade escolar em geral, foram experiências ricas que nos abriram novos horizontes e perspetivas de ensino. Assim, neste relatório de estágio pretendemos refletir sobre essas experiências, apresentando as nossas conclusões e aprendizagens realizadas. Desta forma, o presente relatório está organizado em três partes: a primeira refere-se ao contexto pedagógico no qual o estágio se desenvolveu; a segunda apresenta-nos uma reflexão crítica sobre a nossa intervenção pedagógica ao longo do mesmo; e por fim, a terceira parte irá aprofundar o Tema-Problema, sobre a problemática da Indisciplina no contexto de aula, analisando a forma como os professores valorizam os diferentes comportamentos quanto à gravidade e a frequência com que indicam que os mesmos ocorrem. Os professores não valorizam da mesma forma os mesmos comportamentos, atribuindo-lhes graus de gravidade diferentes. This document refers to the Teachers Training carried out within the scope of the second year of the study plan for the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The goal of such internship is to apply to a real context all the learning carried out throughout this training cycle, thus developing competences in teaching practice. The Teachers Training was held at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, in Marinha Grande, with the classes of the Professional Courses of Renewable Energy Technician and Polymer Technician (11ºM / N) and the Professional Courses of Auxiliary Dental Prosthetist Technician and Auxiliary Technician of Health (11ºJ / L). The experience provided as a Physical Education teachers has led us to discover the attitudes, knowledge and practices that only the school context allows us to acquire and thus complement our training process as teachers. All the sharing between core internship colleagues, teachers, students, and the entire school community in general were rich experiences that opened up new horizons and teaching perspectives. Thus, in this internship report we intend to reflect on these experiences, presenting our conclusions and lessons learned. This report has three parts: In the first we refer to the pedagogical context in which the internship has developed; at the second we present a critical reflection on our pedagogical intervention throughout it; And finally, the third part will deepen the Problem-Theme, on the problem of Indiscipline in the classroom context, analyzing how teachers value the different behaviors regarding the severity and frequency with which they indicate occur. Teachers do not value the same behaviors in the same way, assigning them different degrees of severity.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/47621
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_Pedro_Carvalho.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

107
checked on Aug 21, 2019

Download(s)

85
checked on Aug 21, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.