Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46446
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dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes-
dc.contributor.authorFerreira, Joaquim Armando-
dc.date.accessioned2018-01-12T16:10:13Z-
dc.date.available2018-01-12T16:10:13Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn1646-107X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/46446-
dc.description.abstractO presente estudo descreve os procedimentos da construção de uma escala de identidade profissional de professores da área da educação física e as suas qualidades psicométricas. Depois de breves considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou-se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu-se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Depois de realizado um pré-teste, e, posteriormente, administrada a escala a uma amostra de 206 professores de educação física, concluiu-se que o instrumento possui qualidades psicométricas satisfatórias. A análise da consistência interna dos dois fatores identificados revelou que se trata de um instrumento fidedigno. Assim, uma vez que estes fatores se apresentam internamente consistentes e bem definidos pelos itens e logicamente, concluímos que a escala revela qualidades psicométricas que recomendam o seu uso como instrumento de investigação. Para além de bons indicadores de validade, as medidas aplicadas caraterizam-se por uma fidelidade boa ou adequada e estruturas fatoriais interpretáveis, sugerindo que avaliam, de forma consistente, as variáveis que pretendem medir, constituindo-se como um instrumento adequado para avaliar a identidade profissional dos professores de educação física.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectidentidade docentepor
dc.subjecteducação física escolarpor
dc.subjectescala de avaliaçãopor
dc.titleEscala de Identidade Profissional de Professores de Educação Física. Procedimentos de Construção e Validaçãopor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage79por
degois.publication.lastPage89por
degois.publication.issue3por
degois.publication.locationPortugalpor
degois.publication.titleMotricidadepor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.6063/motricidade.10(3).2728por
degois.publication.volume10por
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.author.deptFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-
crisitem.author.researchunitCentre for 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitInstitute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-3281-6819-
crisitem.author.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
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