Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/44659
Title: Oficinas de Didática de Latim: uma proposta para a formação contínua de professores
Authors: Cravo, Cláudia 
Marques, Susana 
Balula, Ana 
Keywords: Ensino do Latim; Didática do Latim; Formação de Professores; Formação Contínua
Issue Date: 2015
Abstract: Ao longo das últimas décadas, tem-se assistido a uma progressiva e acentuada redução da presença do Latim nos curricula, particularmente marcada no caso português. Todavia, nos últimos tempos verifica-se, pelo contrário, um salutar esforço para reintroduzir, de forma paulatina, as línguas e culturas clássicas no sistema educativo português, reconhecendo assim o papel essencial que representam na educação cultural e cívica dos jovens. Consequentemente, sentiu-se a necessidade de equacionar soluções de formação para apoiar os docentes que assumiram ou poderão vir a assumir este desafio a curto prazo. Foi neste contexto que se desenharam e implementaram as Oficinas de Didática do Latim, com as quais se pretendeu dar um contributo para ajudar a suprir a falta de oferta de formação específica, a nível nacional, na área da Cultura e Línguas Clássicas. Neste trabalho, apresenta-se a forma como se estruturou e operacionalizou esta proposta de formação numa modalidade de e-learning, sendo que a elevada participação/interação indicia que foi oportuna, pelo que deve ter continuidade.
URI: http://hdl.handle.net/10316/44659
ISSN: 2254-1799
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OFICINAS.pdf422.7 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

276
checked on Jul 16, 2019

Download(s) 20

931
checked on Jul 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.