Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/43429
Title: Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino
Authors: Portela, Manuel 
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Citation: Portela, Manuel (2014). "Árvore, Rede e Labirinto: O Hipertexto Electrónico na Aprendizagem e no Ensino". Ensino do Inglês: Contributos para uma Prática Multidisciplinar. Ed. Ana R. Luís. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 191-223.
Abstract: O objetivo deste artigo é refletir sobre o potencial da Internet enquanto arquivo aberto de materiais e ferramentas suscetíveis de serem incorporados em processos formais de aprendizagem. O modelo de reflexão aqui proposto usa a própria Internet como espaço de reconcetualização da natureza da aprendizagem e do ensino, sem estabelecer modelos educativos a priori como critérios de avaliação do universo hipertextual. Propõe-se explorar formas de utilização do hipertexto eletrónico que possam torná-lo mais produtivo num contexto formal de aprendizagem e de ensino, pensando a Internet como meio e como modelo de aprendizagem. Serão descritas algumas práticas e atividades que ensaiam uma compreensão mais profunda da lógica hipertextual e dos seus usos em processos cognitivos. Espera-se deste modo contribuir para uma mudança concetual no modo de encarar o hipertexto eletrónico e para uma maior integração dos recursos eletrónicos em rede no processo educativo.
URI: http://hdl.handle.net/10316/43429
ISBN: 978-989-26-0689-7
Other Identifiers: 10.14195/978-989-26-0690-3
DOI: 10.14195/978-989-26-0690-3
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MP_Arvore_Rede_Labirinto_(2014).pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

292
checked on May 21, 2019

Download(s) 50

232
checked on May 21, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons