Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/43321
Title: Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
Authors: Santos, Vitor Bruno Cardoso 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Keywords: Ensino da educação física; Indisciplina
Issue Date: 2016
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio Pedagógico está inserido na unidade curricular com o mesmo nome, pertencente ao 4º semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O documento em causa espelha o trabalho efetuado no âmbito do Estágio Pedagógico, o qual foi desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores, com o acompanhamento da turma B do 7º ano do Ensino Básico, no ano letivo de 2015/2016. Assim, o documento é composto por três capítulos essenciais: i) Contextualização da Prática Desenvolvida; ii) Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; e iii) Aprofundamento do Tema-Problema. O primeiro expõe as expectativas iniciais do estagiário para o desenrolar do Estágio Pedagógico, e a caracterização das condições em que o mesmo se iria desenvolver. Já no segundo capítulo, é onde se identificam as decisões tomadas e se reflete acerca da sua validade e pertinência, dando lugar a um processo de análise crítica do trabalho desenvolvido. No último é aprofundado o Tema Problema – “A Visão dos Docentes acerca da Indisciplina no Ensino Básico” desenvolvido paralelamente com o decorrer do Estágio Pedagógico, onde é analisada a perceção da indisciplina na visão dos docentes do Colégio Salesiano de Mogofores, e de que forma respondem perante tais situações. Desta forma, este relatório expõe o trabalho realizado ao longo do ano letivo, onde foram colocados em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de toda uma vasta e rica formação académica, aplicando em contexto real aquilo que até então era teoria, permitindo assim o desenvolvimento de competências necessárias ao desempenho das funções de docente. This Pedagogical Internship’s Final Report is inserted on the curricular unit with the same name, which belong to the 4th semester of the Master Degree in Teaching Physical Education for Elementary and High School. The document in question reflects the work done within the Pedagogical Internship, which was developed at Colégio Salesiano de Mogofores with the monitoring of the B class of the 7th grade of the basic education, in the 2015/2016 academic year. Thus, this document is composed by three main chapters: i) Context of Developed Practice; ii) Reflexive Analysis of Teaching Practice; and iii) The intensified study of the Theme-problem. The first exposes the initial expectations of the trainee of the trainee for the Pedagogical Internship’s progress, and explain the conditions in which it would develop. In the second chapter, it’s where the decisions made are identified and reflected about its validity and its relevance, resulting in a process of critical analysis of the work developed. In the last chapter, the Theme-problem “The Teachers Vision about Indiscipline in Basic Education”, which was developed in parallel with the Pedagogical Internship, it’s further elaborated, analysing the perception of indiscipline in the view of the Colégio Salesiano de Mogofores’s teachers and their reaction to such situations. Therefore, this report presents the work developed during the academic year, where have been applied the knowledge acquired throughout a vast and rich academic education, implementing in real context, what was theory until then, allowing the development of important skills necessary to perform the teaching duties.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/43321
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio_Vitor Santos.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

180
checked on Sep 18, 2019

Download(s) 50

230
checked on Sep 18, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.