Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/43034
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da-
dc.contributor.advisorFerreira, José Pedro Leitão-
dc.contributor.authorNeto, Bruno Gonçalo Lopes Pereira-
dc.date.accessioned2017-08-29T10:40:41Z-
dc.date.available2017-08-29T10:40:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/43034-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo avaliar até que ponto um Programa de Estimulação Psicomotora tem impacto na melhoria de competências de alunos com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente pelos recursos e atividades desenvolvidas. O presente trabalho baseou-se num estudo de caso com um jovem com NEE permitindo, estudar profundamente de que forma é possível desenvolverem-se habilidades através de exercícios específicos. Aliado a este objetivo pretendemos averiguar pela utilização da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (1975), as principais fragilidades ao nível das três Unidades Funcionais de Lúria em termos motores de um jovem com NEE, que frequenta o décimo ano de escolaridade. Posteriormente o mesmo foi alvo do desenvolvimento de um Programa de Estimulação Psicomotora durante vinte e três sessões, com a duração de quarenta e cinco minutos, onde se aplicaram tarefas específicas com o objetivo de melhorar o seu desempenho, contribuindo para a sua integração na sociedade em que está inserido. As tarefas propostas em cada sessão obedeceram ao critério que se relaciona com a diversidade mas também com o tempo/persistência de execução. Este Programa incidiu sobre as áreas onde o jovem apresentava maiores dificuldades, nomeadamente a Equilibração e Estruturação Espaciotemporal. Nas duas áreas e após a aplicação do PEP verificaram-se progressos, o que permite concluir a importância da aplicação de exercícios específicos como estratégia para o desenvolvimento de competências quer ao nível motor quer ao nível das suas atividades diárias. Por outro lado concluímos também ser fundamental existir uma articulação entre diferentes áreas disciplinares, nomeadamente entre a disciplina de Educação Física e a disciplina de Educação Especial, uma vez que pudemos constatar com este estudo que se verificaram melhorias no desempenho do jovem com NEE. Palavras-chave: Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Bateria Psicomotora. Programa de Estimulação Psicomotor. Inclusão. The main aim of this work is to evaluate to what extent a Psychomotor Stimulation Program has an impact on improving the skills of pupils with Special Educational Needs, particularly by the resources and activities that were developed. This work was based on a case study of a SEN student, allowing a thorough study of how it is possible to develop skills through specific exercises. Together with this aim we intend to determine the major motor fragilities of a SEN pupil attending a year ten class, as far as the level of the three Functional Units of Luria are concerned, by using Vitor Fonseca’s Psychomotor Battery (1975). Subsequently, the student participated in a Psychomotor Stimulation Program which consisted of twenty-three sessions. Each session lasted forty-five minutes and specific tasks were applied with the goal of improving the person’s performance, thus contributing for his integration into the society in which he is inserted. The tasks proposed in each session followed the criteria which is related to diversity but also to the execution of time/persistence. This program focused on the areas in which the student showed more difficulties, namely the Equilibration and Spatiotemporal Structure. After the application of the PSP, progress was made in both areas, which allows us to conclude the importance of the application of specific exercises as a strategy for the development of skills both in terms of motor, and in terms of daily personal activities. On the other hand, we also conclude that the existence of an articulation among the different subject areas is essential, namely between the subject of Physical Education and the subject of Special Education, once we can verify, with this study, that the performance of the SEN pupil made improvements.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleO papel de um programa de estimulação psicomotora na melhoria das competências específicas em jovens com necessidades educativas especiais : um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiaispor
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Bruno Neto.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

165
checked on Oct 2, 2019

Download(s) 50

270
checked on Oct 2, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.