Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/42863
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo em Aveiro junto da turma do 10º G no ano letivo de 2015/2016 : a motivação nas aulas de educação física
Authors: Santos, Débora Reis 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Keywords: Prática pedagógica; Educação física--motivação
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa que representa o momento de convergência de todos os conhecimentos teóricos aprendidos nos anos de formação anterior com uma prática guiada no mundo real do ensino que nos proporcionou excelentes momentos de aprendizagem, formação e melhoria. Após terminar esta etapa no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizada na Escola Secundária Homem Cristo de Aveiro, junto da turma G do 10ºano dos cursos profissionais de técnico de apoio psicossocial e de técnico de turismo no ano letivo 2015/2016, surge a necessidade de realizar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, através do Relatório Final. Este documento está estruturado em três partes. A primeira é sobre a contextualização da prática desenvolvida, esta faz referência às expetativas iniciais, objetivos e elementos relacionados com as condições locais. Na segunda parte é abordada a atividade pedagógica, através da reflexão sobre o planeamento do ensino, a realização do ensino-aprendizagem e a avaliação. A última parte é composta por um estudo e a sua reflexão relativa à exploração do tema-problema “Motivação nas aulas de Educação Física”, este surge com o objetivo de perceber os fatores que motivam e/ou desmotivam os alunos para as aulas de Educação Física, visto que, durante as aulas foram observados junto dos alunos níveis de motivação baixos para a prática das aulas desta disciplina. The Pedagogic Internship is the culmination of a phase that represents the moment convergence of all theoretical knowledge learned in the previous years of formation with a guided practice in the real world of teaching, providing us excellent moments of learning, training and improvement. After finishing this stage under the Master Degree in Teaching Education Physics in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, of University of Coimbra, held in the Secondary School “Homem Cristo” of Aveiro, with the G class of 10º year of the professionals courses of technical in psychosocial support and tourism technician, in the year academic of 2015/2016. There is the need for careful consideration over the work performed during the Pedagogic Internship, being materialized on the final report. This document is composed by three parts. The first part is about contextualization of the developed practice regarding the initial expectations, objectives and elements related to local conditions. In the second part is addressed the pedagogical activity, through the reflection over the teaching planning, execution of the teaching-learning and evaluation. The last part consists of a study and its reflection on the exploration of the theme-problem "Motivation in Physical Education Classes". This arises in order to understand the factors that motivate and/or demotivate the students for the practice of physical education classes. Also, as result of the low levels of motivation observed during classes, understand regarding their perspective what would increase their motivation for attending physical education classes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42863
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_Final_ Estagio_DeboraSantos_2011176792.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

104
checked on Oct 16, 2019

Download(s)

73
checked on Oct 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.