Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/42528
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junta da turma do 11º 2A no ano letivo de 2015-2016
Authors: Melo, Sara Isabel Pereira Casas de 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da
Keywords: Prática pedagógica; Diferenciação pedagógica
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB), junto da turma do 11º 2A, no ano letivo 2015/2016, constitui-se como uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este traduz-se pelo reconhecimento e aplicação de todos os conhecimentos, habilidades e capacidades adquiridas ao longo de quatro anos de formação inicial, através duma prática docente em contexto escolar real, promovendo assim o transfere dos conhecimentos teóricos para a prática educativa. Este documento pretende retratar a experiência vivenciada sendo que para além de uma mera descrição das atividades desenvolvidas demonstra a profunda reflexão crítica realizada ao longo de todo o ano letivo. Reconhecendo que o professor deve ser produtor, reflexivo e crítico da sua prática, no decorrer deste documento serão apresentados os seguintes tópicos: expetativas iniciais, enquadramento contextual, planeamento, realização e avaliação, passando pelas atitudes ético-profissionais e justificação das opções tomadas. Além disso, foi desenvolvida uma temática com o propósito relevante para a formação do mestrando enquanto professor de Educação Física (EF), tendo sido realizado um pequeno estudo ao longo do ano com a temática: diferenciação pedagógica nas tarefas. The pedagogic internship, developed in Avelar Brotero high school, with tle class of 11º 2A, in the school year of 2015/2016, was the final stage of the Master´s degree in Physical Education of Basic and Secondary Education by the Faculty of Sports, Science and Physical Education of the University of Coimbra. This one is based on the recognition and application of all the knowledge, skills and abilities acquired over four years of initial training, through a teaching practice in real school contexto, that promote the transfer of theoretical knowledge to the educational practice. This document is intended to picture the lived experience that is beyond a simple description of activities, it also shows the deep critical reflection held throughout the year. Recognizing that the teacher should be producer, reflective and critical of its practice, in this document will be presented the following topics: initial expectations, contextual framework, planning, implementation and evaluation. We also make reference the ethical and professional attitudes and justification of the choices that we made, over the year. In addition, we will present a small study that we developed throughout the year with relevant purpose to the formation of the teacher of physical education (PE). This had the theme: pedagogical differentiation in tasks.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/42528
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg(2016)_Sara_Melo.pdf.pdf2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

111
checked on Oct 16, 2019

Download(s)

96
checked on Oct 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.