Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/36907
Title: Arquivos municipais portugueses no Facebook: «Gosto!»
Authors: Silva, Ana Margarida Dias da 
Keywords: Arquivos municipais; Acesso à informação; Difusão da informação; Facebook; Arquivos 2.0
Issue Date: 2014
Publisher: Lisboa
Citation: SILVA, Ana Margarida Dias da - Arquivos municipais portugueses no Facebook : «Gosto!» "Cadernos BAD". ISSN 0007-9421. Nº 1 (2014), p. 103-114. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/36907>.
Serial title, monograph or event: Cadernos BAD
Volume: 1
Abstract: O conceito Web 2.0, onde o aproveitamento da inteligência coletiva associado à tecnologia é a chave do seu desenvolvimento e que pode estar na origem de um novo modelo de comunicação, veio alterar a forma de atuação das instituições que trabalham com a informação. Partindo deste pressuposto procura analisar-se de que forma os arquivos municipais portugueses usam o Facebook na difusão e acesso à informação arquivística. Na pesquisa realizada no Facebook, utilizando os termos “arquivo municipal” e “arquivo histórico municipal”, foram identificados apenas 9 serviços de arquivo municipais portugueses nesta plataforma da Web Social. A pesquisa efetuada revelou uma fraca adesão das instituições analisadas a esta plataforma (9 em 308) e também que a chamada à participação dos utilizadores na construção e partilha do conhecimento é ainda menor. Os resultados mostram uma fraca adesão dos serviços de arquivo municipais ao Facebook e que estão ainda longe dos conceitos Web 2.0 e de Arquivos 2.0.
URI: http://hdl.handle.net/10316/36907
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CHSC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1049-2398-1-PB.pdf228.76 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

278
checked on Jun 3, 2020

Download(s)

35
checked on Jun 3, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.