Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35221
Title: O tratamento centrado no paciente e a RHA : validação da versão brasileira do PCQ-Infertilidade
Authors: Pedreschi, Luciana Erthal 
Orientador: Ferreira, Pedro Lopes
Keywords: Reprodução humana assistida; Tratamento centrado no paciente; Infertilidade; Qualidade; Validação
Issue Date: 29-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: O tratamento centrado no paciente e a RHA : validação da versão brasileira do PCQ-Infertilidade
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Objetivo: O presente estudo teve como objetivos desenvolver a validação da versão brasileira do questionário PCQ-Infertilidade, verificar a correlação entre o itens avaliados através dos instrumentos PCQ Infertilidade e o FertiQol, e investigar as características psicométricas da versão brasileira do questionário PCQ-Infertilidade, através de um grupo de pacientes de duas clínicas especializadas no Rio de Janeiro. Metodologia: Tradução do questionário de sua língua original (inglês) para o português brasileiro por dois tradutores, retradução para inglês por um tradutor com inglês nativo, comparação dos resultados, aplicação do questionário em dois ambientes clínicos diferentes, juntamente com um outro instrumento já validado e análise dos resultados para validação do instrumento. Resultados: Total de 113 respostas de mulheres inférteis em fase de diagnóstico ou tratamentos de fertilidade no Rio de Janeiro, Brasil. A versão em português – Brasil do PCQ – Infertilidade apresentou boa consistência interna e a análise fatorial demonstrou que a amostra é ideal para a realização da análise. Pode-se verificar melhores avaliações dos pacientes na instituição que oferece o serviço mais individualizado. Conclusão: A versão em português - Brasil do PCQ-Infertilidade se mostrou válida e fidedigna. Como estratégias para melhorar a perceção dos pacientes de qualidade dos tratamentos, as clínicas devem tentar trabalhar na diminuição da ansiedade dos pacientes antes, durante e depois dos ciclos de tratamento, facilitando o contato destes com profissionais para discutirem sobre preocupações, participarem das tomadas de decisão e obter informações sobre o processo.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira.
URI: http://hdl.handle.net/10316/35221
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1 - capa_tese_dissertacao.pdf88.19 kBAdobe PDFView/Open
2 - folha de rosto.pdf140.8 kBAdobe PDFView/Open
3 - resumo.pdf116.87 kBAdobe PDFView/Open
4 - Listas.pdf214.57 kBAdobe PDFView/Open
5 - dissertação mestrado.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

716
checked on Nov 20, 2019

Download(s) 10

2,031
checked on Nov 20, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.