Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31826
Title: As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
Authors: Teles, Joana Neiva Oliva 
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Keywords: Competência social; Compreensão das emoções; Desenvolvimento; Características socio demográficas
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Têm sido vários os estudos que mencionam uma relação de interdependência entre a competência social e a competência emocional. Deste modo, pretendeu-se com este estudo analisar a relação entre as competências sociais, com recurso à Escala de Competência Social das Escalas de Compotamento Social em Contexto Escolar-2, e a compreensão das emoções, sendo esta a componente essencial da competência emocional, através da aplicação do Test of Emotion Comprehension em crianças dos 6 aos 10 anos, a frequentar os 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade, numa escola pública do distrito de Aveiro. Procurou-se, ainda, perceber o impacto que as características socio demográficas das famílias das crianças têm nas suas competências sociais, bem como na sua compreensão emocional. Os resultados revelaram que a capacidade das crianças compreenderem as emoções aumenta com a idade e que crianças com mães de um elevado estatuto socioeconómico, tendem a ser socialmente mais competentes, sucedendo-se o mesmo com aquelas que têm irmãos. Verificou-se ainda a existência de uma associação positiva significativa entre o desenvolvimento da compreensão das emoções das crianças e as suas competências sociais.
Research suggests a relation of interdependence between social competence and emotional competence. The present study aims to analyse the relation between social competences and the development of emotional comprehension whithin children among 6 to 10 years old, attending the 1st, 2nd, 3rd and 4th grades in a public school, located in the district of Coimbra. When analysing the results, we also considered demographic factors. In order to assess social competences, we used the Portuguese version of the Social Competence Scale from School Social Behavior Scales-2 and we used the Portuguese version of the Test of Emotion Comprehension to assess emotional comprehension. Results have shown a positive correlation between the capacity of understanding emotions and social competences. Also, children seem to develop a better understanding of emotions as they grow older. Besides, children having mothers with a higher social-economic status seem to have a better understanding of emotions, as well as chidren who have siblings.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/31826
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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