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Title: Ajustamento sociocognitivo e emocional na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior:um estudo exploratório com estudantes a frequentarem o 1º ano do Ensino Superior
Authors: Oliveira, Ana Cristina Costa Pinto 
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Keywords: Adaptação; Ensino Superior; Bem-estar; Ajustamento; Variáveis sociocognitivas; Afeto positivo e negativo
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Ajustamento sociocognitivo e emocional na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior:um estudo exploratório com estudantes a frequentarem o 1º ano do Ensino Superior
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A transição do ensino secundário para o ensino superior confronta os jovens adultos com inúmeras mudanças e desafios, aos quais necessitam de dar resposta e que irão ter repercursões ao nível de sucesso e de satisfação, com a vida em geral e com a vida académica. A presente tese, tendo por base alguns estudos já efetuados neste contexto, e apoiando-se no modelo integrativo de Lent para explicar o ajustamento e bem-estar sob condições normativas, bem como alguns aspetos do modelo explicativo do bem-estar subjetivo proposto por Diener e cols. (Lent and cols, 2004, 2009; Diener and cols, 1999, 2000) pretende constituirse como um modesto contributo para explicar o papel desempenhado por alguns fatores sociocognitivos e emocionais na importância que os estudantes do ensino superior atribuem aos domínios académico e social. A amostra da presente investigação é constituída por 203 sujeitos a frequentarem o 1º ano do ensino superior em diferentes contextos, embora predomine a frequência do MIP na FPCEUC. No sentido de alcançar os objetivos propostos, recorremos à utilização dos seguintes questionários: Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo (PANAS) e Academic experiences questionaire (Lent et al, 2005: adaptação Ramos & Paixão,2010). De uma forma geral, os resultados obtidos corroboram a existência de relações significativas entre as variáveis em estudo e permitem destacar o papel desempenhado pelo suporte por parte de figuras significativas na importância que os estudantes do ensino superior atribuem aos novos domínios académico e social em que agora se encontram inseridos.
The transition from high school to higher education confronts young adults with numerous changes and challenges, which need to respond and that will have repercussions to the level of success and satisfaction with life in general and the academic life. The present thesis, based on some studies already carried out in this context, and leaning on the integrative model of Lent to explain the adjustment and well-being under regulatory conditions as well as some aspects of the explanatory model of subjective well-being proposed by Diener and cols. (Lent and cols, 2004, 2009; Diener and cols, 1999, 2000) it aims to establish itself as a modest contribution to explaining the role played by some sociocognitive and emotional factors in the importance that students attach to higher education academic and social domains. The sample of this research consists of 203 subjects to attend the 1st year of college in different contexts, although predominates the frequency of MIP in FPCEUC. Toward achieving the proposed objectives, we resort to the use of the following questionnaires: Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) and Academic experiences questionaire (Lent et al, 2005: adaptação Ramos & Paixão, 2010). In general, the results confirm the existence of significant relationships between the study variables and enable to highlight the role played by support from significant figures in the importance that higher education students assigned to new academic and social areas where now are inserted.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/31803
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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