Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29963
Title: O contributo do feminismo pós-colonial na construção de uma crítica à paz liberal : o caso do Kosovo
Authors: Silva, Cyntia Simões da 
Orientador: Nascimento, Daniela
Keywords: Nações Unidas; Peacebuilding; UNMIK; Kosovo; Feminismo pós-colonial; Paz liberal
Issue Date: 2-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Cyntia Simões da - O contributo do feminismo pós-colonial na construção de uma crítica à paz liberal : o caso do Kosovo, Coimbra, 2015
Abstract: Esta dissertação procura trazer luz sobre a importância de uma abordagem feminista pós-colonial na construção de uma crítica alternativa à institucionalização da paz liberal. Para a construção dessa crítica é utilizado e analisado o papel das Nações Unidas na intervenção internacional no Kosovo até 2008 focando maioritariamente as matrizes do modelo de consolidação da paz da organização. Através da análise do comportamento e do discurso da administração internacional no terreno, isto é, o desenvolvimento de novas políticas ou reformas, procuraremos identificar se o processo de paz no Kosovo teve em conta as necessidades das diferentes comunidades contribuindo assim para a construção de paz sustentável. Para responder a esta questão será utilizado um quadro teórico alternativo e crítico – o feminismo pós-colonial, numa análise que não tem sido suficientemente trabalhada no campo da construção de críticas à institucionalização da paz liberal em situações de pós-guerra, principalmente no caso do Kosovo. De facto, este exercício permite identificar lógicas de colonialidade e invisibilidade que através de uma agenda de paz liberal impõem e reproduzem binómios hierárquicos e excludentes não só entre administradores internacionais e os locais, mas também entre as populações locais, isto é entre kosovares sérvios e kosovares albaneses. Nesse sentido, e de forma também a responder à nossa pergunta de investigação, são analisadas as quatro dimensões do modelo de consolidação da paz da ONU – dimensões militar e de segurança, política e constitucional, económico-social e finalmente psicossocial, com base no quadro da intervenção internacional do Kosovo. É através dessa análise que seremos capazes de identificar as principais lacunas das políticas e reformas de reconstrução pós-guerra da administração internacional neste território.
Description: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos da Paz e da Segurança) , apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniela Nascimento.
URI: http://hdl.handle.net/10316/29963
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Cyntia Silva_O contributo do feminismo póscolonial.pdf3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

425
checked on Sep 18, 2019

Download(s) 50

261
checked on Sep 18, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.