Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/26053
Title: A educação pelos pares como atividade prática no ensino de Biologia e Geologia
Authors: Conceição, Regina Maria Pires Carapito da 
Orientador: Gomes, Celeste
Keywords: Atividade prática; Educação pelos pares; Progressão nas aprendizagens; Sistema reprodutor humano; Vulcanismo
Issue Date: 2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A educação pelos pares é um processo através do qual indivíduos formados, treinados e motivados implementam atividades com o objetivo de desenvolver competências, conhecimentos, atitudes e crenças nos seus pares. Os pares educadores, por participarem nesta atividade, desenvolvem igualmente um conjunto de competências, incluindo os conhecimentos. A educação pelos pares surge como uma estratégia de cariz essencialmente prático e que é por si só um motor do desenvolvimento das competências essenciais à formação dos jovens alunos. Este estudo teve como objetivo mostrar que a educação pelos pares pode constituir uma atividade prática para o ensino de temas de Biologia e de Geologia. O estudo foi conduzido tendo como grupo alvo alunos de 7º ano de escolaridade para os quais os pares educadores, na área da Biologia, foram alunos do 12º ano de escolaridade e, na área da Geologia, alunos do 10º ano de escolaridade. Os temas foram o “sistema reprodutor humano” e o “vulcanismo”, respetivamente. Para a recolha da informação, recorreu-se à análise dos resultados obtidos, pelos alunos do 7º ano de escolaridade, nos testes de avaliação, nos dois temas selecionados, à análise dos resultados obtidos, pelos alunos do 10º e 12º ano de escolaridade, nas atividades práticas e à análise das respostas às entrevistas semi-estruturadas de 10 alunos do 12º ano e 10 alunos do 10º ano de escolaridade. As atividades desenvolvidas mostraram que os alunos (pares educadores e pares educandos) progrediram nas suas aprendizagens e no desenvolvimento de competências, em Biologia e em Geologia.
Peer education is a process through which educated, trained and motivated individuals create activities to develop their peers’ competencies, knowledge, attitudes and beliefs. The peer educators, as participants in this activity, develop their own knowledge and competencies. Peer education appears as an essentially practical strategy which is, on its own, a dominant force in the development of young students’ essential competencies. This study aimed to show that peer education can be used as a practical activity in the teaching of Biology and Geology. The study was done with a target group of 7th form students, while the peer educators were 12th form students for Biology and 10th form students for Geology. The topics dealt with were the “human reproductive system” and the “volcanism”, respectively. The data was collected from the 7th form test results for both topics, from the 10th and 12th form practical activities results, as well as, from the semi-structured interviews conducted with ten 12th form and ten 10th form students. The activities developed during the research process revealed that the students (peer educators and learners) advance in their learning and competencies development in Biology and Geology.
Description: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/26053
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

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