Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25909
Title: A capacidade de aprendizagem ao longo da vida e o bem-estar dos adultos em processo de RVCC de nível secundário
Authors: Aragão, Raquel Susana da Cunha Rodrigues e 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Keywords: Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências; Adultos, aprendizagem
Issue Date: 2009
Serial title, monograph or event: A capacidade de aprendizagem ao longo da vida e o bem-estar dos adultos em processo de RVCC de nível secundário
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta investigação teve como objectivo principal conhecer a influência do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário (RVCCNS) nas crenças epistemológicas e na capacidade para a auto-aprendizagem dos adultos que o realizaram. Paralelamente, e porque permitem compreender melhor as variáveis acabadas de mencionar (constituindo indicadores de bem-estar pessoal), foi também estudada a influência do referido processo em dimensões do autoconceito, da autoconfiança, da auto-estima e da satisfação com a vida. Para o efeito, foi realizado um estudo não experimental, de natureza comparativocausal, que envolveu a comparação de dois grupos de sujeitos. A amostra totalizou 105 adultos dos Centros Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional do Porto e do Centro de Formação Profissional de Rio Meão, sendo que 56 deles estavam inscritos para iniciar o processo de RVCC-NS e 49 haviam sido certificados com o Nível Secundário, através do mesmo processo. Para a operacionalização da recolha de dados, elaborou-se um protocolo constituído por diversos instrumentos, previamente validados e utilizados em diversas investigações, com populações adultas, tais como o Questionário Epistemológico de Schommer (SEQ, 1990), o Inventário de Aprendizagens Contínuas de Oddi (OCLI, 1984), a Escala de Auto- Aprendizagem de Lima Santos (EAA, 1998), a Escala de Auto-Conceito de Competência Cognitiva de Räty e Snellman (EACC, 1992), o Questionário de Auto-Eficácia para a Aprendizagem Autodirigida de Bloyd, Hoban e Wall (SE-SDLQ, 1995), a Escala de Auto- Estima de Rosenberg (1965) e a Escala de Satisfação com a Vida de Diener et al. (SWLS, 1985). Os resultados obtidos com esta investigação evidenciaram mudanças significativas nalgumas das variáveis estudadas, indicando melhorias a nível da capacidade de autoaprendizagem, do auto-conceito de competência cognitiva, da auto-estima e da satisfação com a vida. Não foram encontradas alterações significativas nas crenças epistemológicas dos adultos, nem na auto-eficácia para a aprendizagem autodirigida. Com base nestes resultados, foi possível validar a maioria das hipóteses em estudo, as quais foram formuladas com base na revisão dos estudos apresentada na parte teórica e que se encontram especificadas na parte empírica da presente dissertação. Deste modo, o nosso estudo valida o impacto significativo do processo de RVCC-NS na capacidade de autoaprendizagem e no bem-estar pessoal dos adultos que concluíram este mesmo processo.
This investigation major object was to assess the influence of Recognition, Validation and Certification of Competences Process (RVCC) – Secondary Education Level – considering the epistemological beliefs and the readiness for self-directed learning of the adults who have enrolled in it. At the same time, and because they make a contribution to the understanding of the variables mentioned above (as indicators of individual well-being), the influence of this same process has been studied in such dimensions as those of selfconcept, self-confidence, self-esteem and satisfaction with life. In order to accomplish this purpose, a non-experimental study of causal-comparativenature has been carried out, involving a comparison between two groups of individuals. The sample added up to 105 candidates from Centros Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional do Porto and Centro de Formação Profissional de Rio Meão, 56 of them enrolled to initiate the process and 49 already certificated. So that the data collected could be effectively applied, a protocol constituted by a variety of instruments previously validated and used in researches in adult populations was elaborated. They are Schommer Epistemological Questionnaire (SEQ, 1990), Oddi Continuing Learning Inventory (OCLI, 1984), the Self-Directed Learning Scale by Lima Santos (EAA, 1998), the Self-Concept of Cognitive Competence Scale by Räty and Snellman (EACC, 1992), the Self-Efficacy for Self-Directed Learning Questionnaire by Bloyd, Hobban and Wall (SE-SDLQ, 1995), the Rosenberg Life-Esteem Scale (1965) and the Satisfaction With Life Scale by Diener et al. (SWLS, 1985). The outcome of this work show significant changes in some of the variables studied, which indicate improvements related to the capacity of self-directed learning, self-concept of cognitive competence, self-esteem and satisfaction with life. As far as epistemological beliefs are concerned as well as self-efficacy for self-directed learning, no relevant changes are to notice. Based on these results, it was possible to validate the majority of the hypotheses under observation, formulated upon the revision of the studies presented in the theoretical chapters and specified in the empirical component of this dissertation. To sum up, our research upholds the significant impact of Recognition, Validation and Certification of Competences Process (RVCC) – Secondary Education Level, since it confirms the ability of self-directed learning and well-being of the adults who finished this process.
L´objectif principal de cette recherche était de déterminer l'influence du processus de Reconnaissance, Validation et de Certification de Compétences au Niveau Secondaire (RVCC-NS) dans les croyances épistémologiques et la capacité d'auto-apprentissage des adultes qui l'ont fait. En parallèle, et ils permettent une meilleure compréhension des variables que nous avons mentionnés (constituant des indicateurs de bien-être), a également étudié l'influence des processus que les dimensions du concept de soi, confiance en soi, estime de soi et la satisfaction avec la vie. À cette fin, une étude a été menée, non expérimentale, comparatif-causal, impliquant la comparaison de deux groupes de sujets. L'échantillon comprenait 105 adultes des Centros Novas Oportunidades du Centro de Formação Profissional do Porto et du Centro de Formação Profissional de Rio Meão, avec 56 d'entre eux ont été inscrits pour initier le processus de RVCC-NS et 49 ont été certifiés par le Niveau Secondaire, par le même processus. Pour la mise en oeuvre de la collecte des données, on a élaboré un protocole composé de plusieurs instruments déjà validés et utilisés dans plusieurs enquêtes dans les populations adultes, tels que le Questionnaire Épistémologique de Schommer (SEQ, 1990), l´Inventaire d'Apprentissages Continus de Oddi (OCLI, 1984), l'Échelle d´Auto- Apprentissage de Lima Santos (EAA, 1998), l´Échelle d´Auto-Concept de Compétence Cognitive de Räty et Snellman (EACC, 1992), le Questionnaire d´Auto-Efficacité pour l'Apprentissage Autodirigé de Bloyd, Hoban et Wall (SE-SDLQ, 1995), l'Échelle d´Auto- Estime de Rosenberg (1965) et l'Échelle de Satisfaction avec la Vie de Diener et al. (SWLS, 1985). Les résultats obtenus de cette enquête, ont montré des changements significatifs dans certaines des variables étudiées, en indiquant l'amélioration de la capacité d'autoapprentissage, d´auto-concept des capacités cognitives, d´auto-estime et la satisfaction avec la vie. Il n'y avait aucun changement important dans les croyances épistémologiques des adultes, ou dans l'auto-efficacité pour l'auto-apprentissage. Sur la base de ces résultats, il a été possible de valider la plupart des cas étudiés, qui ont été formulées sur la base d'un examen des études présentées dans la partie théorique et qui sont précisées dans la partie empirique de cette thèse. Ainsi, notre étude confirme l'impact significatif du processus de RVCC-NS dans la capacité d'auto-apprentissage et le bien-être des adultes qui ont achevé ce processus même.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25909
Rights: openAccess
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