Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25813
Title: Perceções dos adolescentes acerca da escola: uma perspetiva desenvolvimentista
Authors: Coelho, Mónica Serra 
Orientador: Dias, Maria da Luz Vale
Keywords: Adolescente - relação com a escola
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Perceções dos adolescentes acerca da escola: uma perspetiva desenvolvimentista
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo teve como objetivo estudar as relações entre as perceções positivas e negativas dos adolescentes acerca de alguns aspetos do clima escolar promotor do desenvolvimento favorável ou desfavorável, o sentimento de pertença em relação à escola e o reconhecimento da capacidade da escola em lhes proporcionar oportunidades de realização de objetivos/ metas pessoais. Mais especificamente, procurou-se conhecer a perceção dos alunos acerca da importância da escola, tudo isto analisado numa perspetiva desenvolvimentista. Os dados foram recolhidos junto de 184 alunos (63% do sexo feminino e 33,7% do sexo masculino) estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 15 e 21 anos (M=16,85, DP=1,314). Foi aplicado um Questionário de perceções acerca da escola, construído para o efeito. A validade de construto do questionário foi testada através de análise fatorial confirmatória, constituída por quatro fatores explicativos de 45,9% da variância total (perceção positiva; sentimento de pertença, realização de objetivos/ metas pessoais e perceção negativa). Através da determinação dos coeficientes de correlação de Pearson, concluiu-se uma forte e positiva relação entre a perceção positiva de alguns aspetos do clima escolar potenciador do desenvolvimento saudável e o sentimento de pertença em relação à escola (r=0,717, n=177, p < 0,001). Verificou-se, ainda, uma relação positiva e de magnitude mediana, entre as variáveis sentimento de pertença e realização de objetivos/ metas pessoais (r=0,419, n=176, p < 0,001), e entre esta última, e a perceção positiva do clima escolar potenciador de desenvolvimento (r=0,393, n=175, p < 0,001). De salientar, ainda, que os resultados obtidos neste estudo permitem concluir pela existência de diferenças estatisticamente significativas em função das varáveis sexo, reprovações, área de estudo, escola pública ou privada e ainda escola em meio rural ou urbano. Tais resultados, e assumindo que o sentimento de pertença em relação à escola é importante para o sucesso desenvolvimental e académico dos alunos, revelam-se de grande importância no planeamento e implementação de medidas de intervenção escolares conducentes a uma melhoria das perceções dos alunos acerca da escola.
The present study was aimed at examining the relationships between adolescences’ positive and negative perceptions about some aspects of school environment promoters of favourable or unfavourable development, sense of belonging and acknowledgment of the school's ability to provide students with opportunities for achievement of objectives a and personal goals. More specifically, we intended to understand the students’ perceptions of school’s importance assuming a developmental perspective. The sample consists of 184 participants (female 63% and male 33,7%) from High School, with ages ranging from 15 to 21 years old (M=16,85, DP=1,314). Participants completed the Questionário de perceções acerca da escolar devised for this study. The confirmatory factor analysis revealed four factors that explained 45,9% of the total of variance (positive and negative perceptions about some aspects of school environment; sense of belonging and achievement of objectives and personal goals). Through the analysis of Pearson’s correlation coefficients, it was possible to conclude that there is a positive and strong relation between positive perception and sense of belonging related to school school (r=0,717, n=177, p < 0,001). We also conclude that there is a positive and median relation between sense of belonging and achievement of objectives/ personal goals (r=0,419, n=176, p < 0,001), and between this last one and positive perception (r=0,393, n=175, p < 0,001). In addition, there were statistically significant differences according to sex, school failure, area of study, private and public school, and rural and urban schools. Assuming that sense of belonging to school is important to the development and academic success, our findings provide relevant information for planning and implementing intervention programs that help improve the students’ perceptions about school environment.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25813
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado_Mónica Serra Coelho.pdf678.29 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

424
checked on Aug 5, 2020

Download(s)

60
checked on Aug 5, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.