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Title: Gestos e Materiais: Uma Abordagem Interdisciplinar sobre Cerâmicas com Decorações Brunidas do Bronze Final/ I Idade do Ferro
Authors: Osório, Ana Bica Dias 
Orientador: Vilaça, Raquel
Vieira, Teresa
Keywords: Cerâmica com decoração brunida; Bronze Final/ I Idade do Ferro; Cadeia Operatória; Tipologia; Arqueometria; Arqueologia Experimental
Issue Date: 13-Jun-2014
Citation: OSÓRIO, Ana Bica Dias - Gestos e materiais : uma abordagem interdisciplinar sobre cerâmicas com decorações brunidas do Bronze Final/ I Idade do Ferro. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23778
Abstract: A classe de “cerâmicas com decorações brunidas” tem sido encontrada sobretudo no Sudoeste da Península Ibérica, em contextos arqueológicos da Idade do Bronze Final (BF)/ I Idade do Ferro (I IF). No passado, esta categoria foi considerada um "fóssil director" do BF mas o avanço dos estudos mostra que é característica de uma cronologia mais ampla do que se pensava e surge também em quantidade na I IF. Muito mais residualmente encontram-se também recipientes manuais com decoração semelhante em contextos da II Idade do Ferro (século VI a.C.). Outra variante, modelada à roda, é relacionada por alguns autores com fenómenos de hibridização resultantes de relações com os Fenícios. A decoração por brunimento é uma técnica mais antiga que a Idade do Bronze Final. Uma das suas variantes técnicas, que mostra sulcos brunidos, é conhecida desde o Calcolítico, associada à cerâmica canelada. Em território Português, pelo menos durante o BF, a cerâmica com sulcos brunidos e com traços brunidos pode coexistir, muito embora as diferentes regiões mostrem preferências por uma ou a outra técnica. A interpretação desse grupo de cerâmica do BF/ I IF, particularmente da variante de traços brunidos com decoração complexa, tem sido associada ao desenvolvimento de desigualdades sociais e atribuída tanto às "elites" quanto a contextos ou finalidades "especiais" e rituais. Também se tem argumentado que, juntamente com outras categorias de cerâmica, estas decorações brunidas podem representar parte da cultura material que caracteriza as comunidades do mítico reino de Tartessos. O texto que se segue discute o significado da categoria "cerâmica com decoração brunida" através de uma abordagem interdisciplinar. Esta abordagem procura compreender os aspectos técnicos e morfológicos da sua produção e diferenciação, avaliados principalmente através do conceito metodológico de cadeia operatória. Este ângulo de análise exige pois que se considerem em conjunto os constrangimentos humanos e materiais que podem estar implicados na globalidade da produção de cerâmica dessa altura. Esse facto e a ampla distribuição territorial desta cerâmica requerem por isso a combinação de focos analíticos mais amplos e mais restritos. Nesse sentido, o trabalho compreende o estudo e a síntese dos fragmentos publicados anteriormente sobre o território Português e é seguido de uma proposta de distinção estilística. Quanto à análise de cerâmicas e à sua correlação com possíveis "cadeias operatórias", o trabalho restringe-se a sete casos de estudo, tanto portugueses como da Extremadura Espanhola: Moreirinha (Idanha-a-Nova, Castelo Branco), Castelo de Arraiolos (Arraiolos, Évora), Los Concejiles (Lobón, Badajoz); Castillo de Alange (Alange, Badajoz), Castro de Ratinhos (Moura, Beja), Outeiro do Circo (Mombeja, Beja) e Cidade das Rosas 4 (Serpa, Beja). Para a análise dos exemplares cerâmicos dos sete casos de estudo a metodologia reúne abordagens macroscópicas e arqueométricas. A abordagem arqueométrica é baseada na análise mineralógica e textural dos fabricos cerâmicos, combinando o estudo de lâminas delgadas por microscopia óptica e a análise a pós por difracção de raios-X (DRX). Como complemento estudaram-se também amostras de solos recolhidos na proximidade de apenas alguns destes sítios. Neste caso, conjugou-se a análise por DRX em lâminas orientadas e, ocasionalmente, também por análise de difracção a quente e por termogravimetria/calorimetria diferencial de varrimento (TG/DSC). Os processos e etapas de produção inferidos dos estudos arqueológico, macroscópico e arqueométrico foram depois correlacionados com informações etnográficas e testados experimentalmente em aspectos particulares, para que fosse possível aperfeiçoar os modelos. Os resultados deste conjunto de abordagens culminam na proposta de modelos de produção ("cadeias operatórias") para os sete sítios e na discussão da sua comparação. Outros aspectos importantes são as propostas metodológicas de síntese e de discussão sobre alguns elementos arqueológicos que poderão ser registados e avaliados no futuro em estudos deste tipo. Por fim, o texto termina com uma avaliação da categoria arqueológica de “cerâmicas decoradas por brunimento” e com a sua interpretação no contexto das comunidades do BF/ I IF na Península Ibérica.
Pattern-burnished pottery has been found in the southwest of the Iberian Peninsula, in archaeological contexts of the Late Bronze Age (LBA) / Early Iron Age (EIA). Although it was previously considered a “chronological marker” of the LBA, studies have shown that it appears through a wider chronology than previously thought and it is clearly present in the EIA. Similar handmade vessels also show up, though very residually, in contexts of the II Iron Age (6th century BC). Another variant, wheel thrown, has been related to hybridization phenomena resulting from Phoenician relations. Decorating by burnishing is a technique older than the Late Bronze Age. One of its technical variants, the lightly grooved burnished variant, has been known since the Chalcolithic, when it is associated to channelled pottery. In the Portuguese territory, at least during the LBA, grooved burnishing and stroke burnishing variants coexist, although different regions show preference to one or to the other technique. The interpretation of this group of LBA/ EIA pottery, particularly of the highly decorated stroke burnished variant, has been linked to the development of social inequalities and attributed either to the “elites” or to “special” and ritualistic contexts or purposes. It has also been argued that, alongside other pottery categories, it may represent part of the material culture that characterized the communities of the mythical kingdom of Tartessos. The following text discusses the significance of the category “pattern-burnished pottery” through an interdisciplinary approach. This approach was put together in order to understand its technical and morphological aspects, mainly evaluated through the methodological concept of chaine operátoire of production. Therefore, both human and material constraints that may be implied in pottery production as a whole at that time have to be considered. This feature and the wide territorial distribution of this pottery require the combination of broader and narrower focuses. The text comprises an analysis and synthesis of previously published examples from the Portuguese territory, followed by the proposal of their stylistic distinction. However, the material analysis of the “chaines operátoires” focuses on seven case studies from Portuguese and Spanish regions: Moreirinha (Idanha-a-Nova, Castelo Branco), Castelo de Arraiolos (Arraiolos, Évora), Los Concejiles (Lobón, Badajoz); Castillo de Alange (Alange, Badajoz), Castro de Ratinhos (Moura, Beja), Outeiro do Circo (Mombeja, Beja) and Cidade das Rosas 4 (Serpa, Beja). Considering the study of pottery examples of the seven case studies, the methodology comprises a combination of macroscopic and archaeometric analysis. The archaeometric approach is based on mineralogical and textural analysis of pottery fabrics, combining thin section analysis by optical microscopy with powder X-ray diffraction (XRD). In addition to those analyses, a study of soils collected at the vicinity of some sites was also conducted. This study consisted in XRD analysis of oriented powders and, in fewer cases, complemented by high-temperature XRD and termogravimetry/differential scanning calorimetry (TG/DSC) analysis. The production processes inferred from archaeological, macroscopic and archaeometric studies where then correlated to ethnographic information and tested experimentally in particular aspects. The outcome of the combined approaches results in the proposal of production models (chaines opératoires) for the seven sites and their comparison. Another important aspect is the discussion and methodological proposal of some archaeological elements that can be registered and evaluated in this type of studies. Finally the text concludes with an evaluation of the category “pattern-burnished pottery” and with its interpretation in the context of LBA/EIA communities in the Iberian Peninsula.
Description: Tese de doutoramento em Letras, área de História, especialidade de Arqueologia, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/23778
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Arqueologia - Teses de Doutoramento

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