Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23485
Title: Representação do futuro, instrumentalidade e contextos de suporte em alunos com percurso normal e em situação de abandono escolar
Authors: Costa, Liliana Maria Novo da 
Orientador: Paixão, Maria Paula
Keywords: Abandono dos estudos
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Representação do futuro, instrumentalidade e contextos de suporte em alunos com percurso normal e em situação de abandono escolar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Abandono Escolar é um problema nacional, regional e local que tem repercussões para o bem-estar do indivíduo e para a sociedade, a nível económico e social. Para se compreender uma situação de Abandono Escolar é necessário ter em consideração um conjunto de variáveis: pessoais, familiares, económicas e institucionais. É fundamental estudar esta problemática de um ponto de vista ecológico e sistémico. Este estudo pretende ajudar a perceber o que envolve o Abandono Escolar caracterizando os Contextos de Suporte presentes (Pais, Professores, Pares, Psicólogo Escolar) e aspectos motivacionais como a Instrumentalidade, a representação do futuro e o estabelecimento de objectivos de realização. Para tal recorremos a uma amostra de conveniência constituída por 69 sujeitos pertencentes a dois perfis académicos distintos: “Percurso Normal” – composto por alunos do 7º e do 8º ano de escolaridade – e “Abandono Escolar” – constituído por jovens que abandonaram os estudos antes da conclusão da escolaridade obrigatória. Aplicámos um questionário que permitiu a recolha de dados sociodemográficos e dos dados relacionados com as variáveis em estudo. Em termos gerais concluímos que a Representação do Futuro, os Objectivos de Realização e os Contextos de Suporte são dimensões relevantes na explicação dos percursos académicos, nomeadamente em jovens em situação de abandono escolar.
School drop out is a national, regional and local problem that has repercussions for the well-being of the individual and for the society, not only at an economic but also at a social level. In order to understand school drop out it is necessary to consider a set of personal, familiar, economic and institutional variables. It is essential to study this question from an ecological and systemic point of view. This study aims to help understand the psychological implications of school drop out by characterizing the existent Contexts of Support (Parents, Teachers, Peers, School Psychologist) and motivational aspects like Instrumentality, future representation and performance goals setting. In order to achieve this purpose, we used a convenience sample constituted by 69 subjects divided in two groups: " Normal Course” – composed by pupils attending the 7th and of the 8th year of basic education – and “School Drop Out” composed by youngsters who abandoned school before the end of compulsory education. A questionnaire was prepared to allow the gathering of socio-demographic data and data connected with the variables under study. In general terms, it is concluded that the future representation, the performance goals and the Contexts of Support are relevant dimensions on the organization of the academic path explication of the academic distances, namely in youngsters who drop out of school.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Motivação) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/23485
Rights: openAccess
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