Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23401
Title: O contributo dos Cursos de Educação e Formação de Adultos para a (re)integração social: Um estudo realizado no Centro Educativo dos Olivais
Authors: Dias, Rita João 
Orientador: Vieira, Maria Coimbra
Oliveira, Albertina Lima de
Keywords: (Re)inserção social; Competências
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: O contributo dos Cursos de Educação e Formação de Adultos para a (re)integração social : Um estudo realizado no Centro Educativo dos Olivais
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os cursos de Educação e Formação de Adultos são uma modalidade de educação e formação intencionalmente criada para adultos com o intuito de suprimir a falta de habilitações escolares e conferir uma qualificação profissional em concomitância. Esta dupla vantagem visa promover o acesso a desempenhos profissionais mais qualificados, abrindo mais e melhores perspetivas de aprendizagem ao longo da vida. Apesar de, maioritariamente, destinados a pessoas maiores de idade, estes cursos apresentam-se, igualmente, como uma resposta para as necessidades educativas de jovens que se encontrem a cumprir medida de internamento em Centro Educativo, e para a sua inserção social, pela garantia de uma qualificação profissional. Na tentativa de conhecer e compreender esta realidade surge este estudo, que foi desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais, tendo como participantes a respetiva Diretora e cinco formadores da referida instituição. Para uma melhor contextualização deste Centro, na conjuntura nacional, realizou-se também uma entrevista semiestruturada à Diretora do Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho empírico foi de natureza qualitativa, tendo-se optado pelo estudo de caso enquanto plano de investigação. Dos dados obtidos, a partir da análise de conteúdo a que submetemos as informações recolhidas nas nossas sete entrevistas, aferimos que estes cursos, na opinião das pessoas entrevistadas, são considerados adequados a este público em concreto, implicando contudo inúmeras adaptações nas suas abordagens teóricas e práticas. É-lhes reconhecido mérito na (re)inserção social destes jovens pelas competências gerais que lhes promovem. A sua construção curricular com base em Unidades de Competência e Unidades de Formação de Curta Duração independentes revela-se de extrema importância para a conclusão integral dos cursos, porque, a existência de uma grande mobilidade destes jovens entre centros, poderia inviabilizar este intento, o que tende a ser minimizado por este cunho de flexibilidade. Este trabalho teve um caráter restrito porque abrangeu apenas o Centro Educativo dos Olivais. Ainda que as conclusões possam não ser representativas do que pensam outros protagonistas envolvidos na implementação destes cursos, acreditamos que as reflexões apresentadas podem abrir caminho a trabalhos futuros no domínio em apreço.
Adult education and training courses are an educational and training form intentionally created for adults with the aim of abolishing the lack of educational skills and simultaneously provide a professional qualification. This double advantage aims at promoting the access to a more qualified professional performance, opening up the space to better learning perspectives throughout life. Although mostly designed to adulthood, these courses are also an option for the needs of youths that are complying measures of internment in Educational Centers in order to socially reintegrate them and to guarantee a professional qualification. This study was made in order to better know and understand this reality, and was undertaken in the Centro Educativo dos Olivais (Educational Center of Olivais, in Coimbra). The participants are the General Manager and five trainers of this institution. A semi-structured interview was also undertaken to the General Manager of the Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça (Professional and Protocol Training Center of Law). The methodology used in this empirical study was qualitative, and the case study was used as a research plan. The data obtained from the analysis of contents submitted to the information gathered in our seven interviews, allowed us to conclude that, in the interviewee’s opinion, this data is adequate to this specific public, with the inherent theoretical and pragmatic approaches. The merit in the social (re)insertion of these youth is recognized due to the general abilities promoted. The syllabus based on detached Short-term Training Competence Unities and Training is very important to the full ending of these courses because the wide mobility of these youngsters among the various centers could stop our aim, which tends to be reduced due to its flexibility. This study has had a restrict character because it was only undertaken to the Educational Center of Olivais. Even if these conclusions may not be representative of the opinion of other people involved in the implementation of these courses, we believe that our study may open the way to future studies in this area.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/23401
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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