Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23241
Title: Quanto mais me bates, menos gosto de mim: a relação entre o abuso infantil e a depressão na adolescência
Authors: Pereira, Ana Rita dos Reis 
Orientador: Matos, Ana Paula
Keywords: Abuso de crianças; Depressão, adolescente
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Quanto mais me bates, menos gosto de mim : a relação entre o abuso infantil e a depressão na adolescência
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O abuso infantil é apontado por vários estudos como um factor de risco para o desenvolvimento de sintomatologia depressiva nos adolescentes. Na verdade, as consequências que o abuso acarreta fazem-se sentir ao nível do desenvolvimento e posterior funcionamento social, cognitivo e comportamental. Desta forma, o abuso causa vulnerabilidades na vítima que a tornam mais propensa ao desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica, nomeadamente depressão. A depressão, como qualquer psicopatologia, provoca disfuncionalidades. No entanto, ao ocorrer numa fase precoce de desenvolvimento como a adolescência, pode provocar consequências graves e comprometer o desenvolvimento pleno do indivíduo. Assim, torna-se determinante o desenvolvimento de programas de intervenção precoce e de prevenção desta perturbação para que se possa assegurar o desenvolvimento adaptativo do adolescente. Porém, para que sejam desenvolvidos programas de intervenção eficazes há que conhecer e avaliar os factores de risco que vulnerabilizam os jovens para o desenvolvimento da sintomatologia depressiva. Esta dissertação tem como objectivos: (i) estudar a estrutura factorial e as qualidades psicométricas do Childhood Trauma Questionnaire, que se destina a medir, de modo retrospectivo, cinco formas de abuso infantil: abuso sexual, físico e emocional e negligência física e emocional; (ii) avaliar as diferenças de género ao nível da ocorrência de abuso infantil e ao nível da presença de sintomatologia depressiva; (iii) estudar a relação entre o abuso infantil e o rendimento académico; (iv) estudar a relação da psicopatologia parental com o abuso infantil e a sintomatologia depressiva nos adolescentes; (v) estudar a relação entre o abuso e a sintomatologia depressiva nos adolescentes; (vi) estudar a relação entre o abuso infantil, a regulação emocional e a sintomatologia depressiva; (vii) estudar o efeito mediador da regulação emocional na relação entre o abuso infantil e a sintomatologia depressiva; (viii) avaliar quais as variáveis em estudo que explicam melhor a variabilidade na sintomatologia depressiva nos adolescentes. A amostra utilizada é constituída por 304 adolescentes (139 rapazes e 165 raparigas) com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos de idade e por 180 encarregados de educação (24 pais, 153 mães e 3 parentes). Do protocolo de avaliação dos adolescentes, para além do CTQ fazem parte o Childhood Depression Inventory, o Cognitive Emotion Regulation Questionnaire, o Mental Health Continuum (versão reduzida) e o Daily Hassles Microsystem Scale. Aos pais foi administrado o Brief Symptom Inventory. Relativamente ao estudo psicométrico do CTQ encontramos uma solução factorial com quatro factores (Abuso Sexual; Negligência Emocional; Abuso/Negligência Física; Abuso Emocional) que explica 60.23% da variância total do questionário. A estrutura encontrada apresentou boa consistência interna (α de Cronbach entre .709 e .898), estabilidade temporal e validade de conteúdo, convergente e divergente. Verificou-se que a ocorrência de abuso infantil está associada ao baixo rendimento académico. Verificou-se ainda que a psicopatologia parental se associa à ocorrência de abuso infantil e à sintomatologia depressiva nos adolescentes. Por fim, verificou-se que a ocorrência de abuso se associa a um maior nível de sintomatologia depressiva, que as estratégias de regulação emocional medeiam parcialmente esta relação e que a ocorrência de abuso emocional na infância é a variável que prediz melhor a sintomatologia depressiva na adolescência.
Mutilple studies assume that child abuse is a risk factor for the development of psychopathological symptoms on adolescents. In fact, consequences brought by child abuse occur on the development and future social, cognitive and behavioral functioning. Therefore the child abuse causes vulnerabilities on the victim that make her more prone to develop psychopathological symptoms, including depression. Depression, as any other psycopathology, causes dysfunctions. However, when it occurs in a premature phase of development as adolescence, it may lead to serious consequences and compromise the full development of the individual. Thus, it is crucial to develop early intervention programs and to prevent this illness, so that it can be possible to ensure the adaptive development of adolescents. However, in order to develop effective intervention programs it is necessary to know and evaluate the risk factors that disenfranchise the youngsters to the development of depressive symptomatology. The goals of this thesis are: (i) to examine the factor structure and psychometric properties of Childhood Trauma Questionnaire, which intends to mesure retrospectively five forms of childhood abuse: sexual, physical and emotional abuse and physical and emotional neglect; (ii) to evaluate gender differences at the occurrence of child abuse and at the presence of depressive symptoms; (iii) to study the relationship between child abuse and academic performance; (iv) to study the relationship between parental psychopathology, child abuse and depressive symptomatology; (v) to study the relationship between child abuse and depressive symptomatology in adolescents; (vi) to study the relationship between child abuse, emotional regulation and depressive symptomatology; (vii) to study the mediator effect of emotional regulation in the relationship between child abuse and depressive symptomatology; (viii) to evaluate which variables that better explain rhe vaiability in depressive symptoms in adolescents. . The sample consists of 304 adolescents (139 boys and 165 girls) with ages between 12 and 16 years old and of 180 caregivers (24 parents, 153 mothers and 3 relatives). The assessment protocol included the CTQ, the Childhood Depression Inventory, the Cognitive Emotion Regulation Questionnaire, the Mental Health Continuum (short-form) and the Daily Hassles Microsystem Scale. Parents were assessed by the Brief Symptom Inventory. At the psychometric study of CTQ it was found a factorial solution with four factors (Sexual Abuse; Emotional Neglect; Physical Abuse/Neglect; Emotional Abuse) which explains 60.23% of the total variance of the questionnaire; The factor solution found presents good internal consistency (Cronbach’s α between .709 and .898), temporal stability and content, convergent and divergent validity. It was found that the occurrence of child abuse is associated with a lower academic performance. It was also found that parental psychopathology is associated with the occurrence of child abuse and with the depressive symptoms in adolescents. Finally, it was found that the occurrence of abuse is associated with a higher level of depressive symptoms, that emotional regulation strategies partially mediate this relationship and that the occurrence of emotional abuse in childhood is the variable that best predicts depressive symptoms in adolescence.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, )apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/23241
Rights: openAccess
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