Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/21518
Title: Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
Authors: Cortesão Silva, Filipa 
Cunha, Eugénia 
Gonçalves, Victor 
Keywords: Restos ósseos cremados; Análise antropológica; Sepultura colectiva; Neolítico final/Calcolítico; Tholos OP2b; Portugal
Issue Date: 2008
Publisher: Departamento de Antropologia
Serial title, monograph or event: Antropologia Portuguesa
Volume: 24/25
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Do espólio recuperado na escavação do tholos OP2b, localizado em Olival da Pega, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e de cronologia Neolítico final/ Calcolítico, foram estudadas 5404 peças ósseas cremadas, 5365 das quais humanas, com vista a obter informações antropológicas de índole paleodemográfica, paleopatológica e tafonómica. O método utilizado consistiu na observação macroscópica recorrendo, quando necessário, à lupa. Verificou-se que, dos 1927 elementos identificados e inventariados, 91,75% não estavam completos e apresentavam teores de preservação muito baixos. Restos ósseos de, pelo menos, 16 indivíduos, nomeadamente, nove adultos e sete não adultos de distintos grupos etários integravam a amostra, tendo a diagnose sexual revelado quatro sujeitos do sexo feminino e dois masculinos. Foram, também, detectados indícios de patologia degenerativa, metabólica e traumática. Diferentes graus de combustão, sobretudo peças ósseas alvo de temperaturas baixas da ordem dos 285ºC, e indivíduos cremados em diferentes fases de decomposição decorrem da interpretação dos “sinais de fogo”. Já a frequência do número mínimo de indivíduos por tipo de osso indicia a prática de deposição primária. A presente análise faculta uma série de dados que, certamente, irão contribuir para o conhecimento do perfil dos indivíduos depositados neste monumento megalítico, clarificando também alguns aspectos da Pré-história.
URI: http://hdl.handle.net/10316/21518
ISSN: 0870-0990
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CIAS - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AP24.25.07_Silva.pdf549.04 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

326
checked on Apr 1, 2020

Download(s) 50

215
checked on Apr 1, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.