Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/21497
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dc.contributor.advisorFerreira, Pedro Lopes-
dc.contributor.authorMatos, Vítor Manuel Mendonça Albergaria.-
dc.date.accessioned2013-01-23T17:13:15Z-
dc.date.available2013-01-23T17:13:15Z-
dc.date.issued2012-12-11-
dc.identifier.citationMatos, Vítor Manuel Mendonça Albergaria - Monitorização da satisfação profissional num agrupamento de Centros de Saúde da Região Centro. Coimbra, 2012.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/21497-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira.por
dc.description.abstractEste trabalho de investigação tem por objetivo monitorizar a satisfação dos profissionais de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES). O seu desenvolvimento envolveu a aplicação do Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP) a todos os setores profissionais inseridos nos quatro Centros de Saúde que compõem este Agrupamento da Região Centro. Perante este novo modelo organizacional, estruturado através do Decreto-Lei n.º 28/2008 de 22 de Fevereiro, que consigna a avaliação periódica do grau de satisfação profissional aos Conselhos Clínicos dos ACES, tem o investigador o objetivo de contribuir para a melhoria de um modelo de monitorização consentâneo com esta forma de Organização. O estudo formula três hipóteses de investigação testando a sensibilidade da satisfação profissional em relação: (i) às condições sociodemográficas; (ii) ao enquadramento profissional; (iii) quanto ao tipo de Unidade onde estão integrados os profissionais. Os resultados demonstram no plano das dimensões e subdimensões do instrumento metodológico, níveis de significância estatística (p <0,05) do grau de ensino em relação à dimensão de “Qualidade de Local de Trabalho” e subdimensão de “Política de Recursos Humanos”; do tipo de vínculo em relação às dimensões de “Qualidade da Prestação de Cuidados e “Melhoria Contínua da Qualidade”; do setor profissional em relação à subdimensão de “Política de Recursos Humanos”; do exercício de funções de Coordenação/Chefia em relação à subdimensão de “Moral”; do tipo de Unidade em relação as subdimensões de “Política de Recursos Humanos”e “Moral” bem como na dimensão de “Melhoria Contínua da Qualidade”.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectACES (Agrupamento de Centros de Saúde)por
dc.subjectSatisfação profissionalpor
dc.subjectReforma dos cuidados de saúde primáriospor
dc.subjectProfissionais de saúdepor
dc.titleMonitorização da satisfação profissional num agrupamento de Centros de Saúde da Região Centropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Health Studies and Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9448-9542-
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado
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