Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/21434
Title: Curitiba em cores : a prática do grafite e da pichação frente ao marketing urbano da capital paranaense
Authors: Pimentel, Marina de Oliveira. 
Orientador: Peixoto, Paulo
Keywords: Cidades; Curitiba; Marketing urbano; Grafite; Subculturas
Issue Date: 27-Sep-2012
Publisher: FEUC
Citation: Pimentel, Marina de Oliveira - Curitiba em cores : a prática do grafite e da pichação frente ao marketing urbano da capital paranaense. Coimbra, 2012
Abstract: Este projeto dissertativo busca compreender o grafite e a pichação, expressões da subcultura hip-hop, como formas de enfrentamento e contestação do marketing urbano criado para a cidade de Curitiba entre os anos 1990 e 2011. Para uma melhor compreensão acerca da temática, o projeto articulou um levantamento sobre a cultura política Lernista na capital paranaense e propôs um breve trajeto sobre a origem e a propagação da subcultura do grafite e da pichação no Brasil com ênfase ao movimento local. Também analisou os slogans oficiais da prefeitura com o objetivo de entender o fortalecimento de uma identidade local e, frente a isso, compreender a existência revanchista da subcultura no processo de retomada da cidade. Para isso, propôs-se entender Curitiba à luz de estudos etnográficos e ainda de teorias sobre cidades reais e cidades espetáculo e sobre a dicotomia Babilônia x Jerusalém.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia (Cidades e Culturas Urbanas), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/21434
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa.pdf394.9 kBAdobe PDFView/Open
Dissertação mestrado marinapimentel.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

369
checked on Feb 25, 2020

Download(s) 50

431
checked on Feb 25, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.