Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/20534
Title: Educação ambiental no ensino básico e ensino secundário
Authors: Veloso, Manuel de Jesus Rodrigues 
Orientador: Gomes, Celeste
Abrantes, Isabel
Keywords: Ecologia -- Ensino
Issue Date: 2011
Citation: VELOSO, Manuel de Jesus Rodrigues - Educação ambiental no ensino básico e ensino secundário. Coimbra : [s.n.], 2011. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/20534>
Abstract: Este estudo centrou-se nos conhecimentos de Ecologia, nos valores, nas atitudes e na participação, em actividades relacionadas com o ambiente de alunos do ensino básico e do ensino secundário numa Escola Secundária da cidade de Coimbra, durante o ano lectivo de 2010/2011. Pretendeu-se avaliar se os conhecimentos, os valores (antropocêntricos ou ecocêntricos) e o envolvimento em práticas ambientais, estavam relacionados com as atitudes para a sustentabilidade. Para isso, foi distribuído um questionário constituído por cinco partes: I - Dados sócio-demográficos; II – Conhecimentos; III – Valores; IV – Atitudes e V – Actividades escolares a um total de 126 alunos, 42 do ensino básico e 84 do ensino secundário de uma população estudantil composta por 832 alunos. A análise dos resultados, utilizando o programa de informática SPSS (Statistical Package for Social Sciences) revelou que: 1) estes alunos tinham conhecimentos acima da média teórica; 2) os seus valores ecológicos se situavam numa perspectiva ecocêntica; 3) entre estas duas variáveis existe uma correlação positiva, isto é, os valores dos alunos com mais conhecimentos enquadraram-se numa perspectiva ecocêntrica. Relativamente às atitudes, verificou-se que os alunos com mais conhecimentos e valores ecocêntricos foram os que menos reciclaram e que menos pouparam luz. Conclui-se, para este estudo em particular, que a construção de conhecimentos e valores não são garantia suficiente para uma transformação duradoura de atitudes para a sustentabilidade.
This study was focused on the knowledge of ecology, values, attitudes and participation in extracurricular environment related activities of the elementary and secondary education students in a Secondary School, in Coimbra City, during the academic year 2010/2011. It was intended to assess whether the knowledge, values (anthropocentric or ecocentric) and involvement in environmental practices were related with their attitudes towards sustainability. To achievethis, we distributed a questionnaire consisting of five parts: I - Socio-demographic data; II – Knowledge; III - Values; IV - Attitudes and V - School activities, to a total of 126 students, 42 from elementary education and 84 from secondary education in a population of 832 students. The results, using the computer program SPSS (Statistical Package for Social Sciences), revealed that: 1) the knowledge of these students were above the theoretica average; 2) their ecological values have an ecocentric perspective; 3) there is a positive correlation between these two variables, that is, the values of students with more knowledge were part of an ecocentric perspective. Regarding the attitudes, it was found that students with more knowledge and ecocentric values were the students that recycle less and consume more electricity. We conclude, for this particular study, that the construction of knowledge and values are not enough to guarantee a lasting change in attitudes towards sustainability.
Description: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/20534
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Manuel Veloso.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

168
checked on Jul 1, 2020

Download(s)

109
checked on Jul 1, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.