Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17599
Title: Ensino formal e informal oara a compreensão pública da ciência: de Rómulo de Carvalho à rede Ciência viva
Authors: Rodrigues, Helena F. F. Aires 
Orientador: Fiolhais, Carlos
Keywords: Centro de ciência viva; Ensino da física - manuais escolares de Rómulo de Carvalho; Ensino formal; Ensino informal; Ensino - desde a monarquia constitucional; Física - ensino e aprendizagem
Issue Date: Jul-2011
Citation: Rodrigues, Helena F. F. Aires - Ensino formal e informal para a compreensão pública da ciência: de Rómulo de Carvalho à rede ciência viva. Coimbra, 2011
Abstract: O presente projecto de tese de Doutoramento em Ensino das Ciências visa aprofundar conhecimentos sobre ensino e aprendizagem das Ciências Físicas, numa perspectiva de entrelaçamento dos ensinos formal e informal. Partir-se-á dos manuais escolares e da obra de divulgação científica da autoria do professor Rómulo de Carvalho, contemplando os respectivos aspectos pedagógicos e científicos, em particular a sua actualidade. Pretende-se averiguar novas possibilidades de intervenção no ensino formal diagnosticando se os docentes de ensino básico e secundário recorrem, ou não, ao ensino informal e propondo ferramentas de ensino informal que sejam coadjutoras do ensino formal. Um outro objectivo será o de reflectir, partindo ainda da acção pioneira daquele professor, sobre o papel dos Centros Ciência Viva para o incremento da cultura científica e tecnológica dos portugueses, em complemento ou reforço da acção da escola, incluindo o contributo do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, «centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica».
URI: http://hdl.handle.net/10316/17599
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Física - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

557
checked on Jan 28, 2020

Download(s)

96
checked on Jan 28, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.