Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/12718
Title: Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade
Authors: Quirino, Isabel 
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Silva, José Tomás da
Keywords: intervenção vocacional no ensino secundário; job shadowing; exploração vocacional; eficácia da intervenção vocacional
Issue Date: 21-Jan-2010
Abstract: No final do ensino secundário, os estudantes que frequentam cursos científico-humanísticos são confrontados com a necessidade de tomar uma decisão relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino superior, constatando-se que muitos procuram a intervenção vocacional para obter informação sobre as oportunidades futuras que se abrem a partir de cada uma das opções possíveis, em termos de saídas profissionais. Na verdade, porém, providenciar experiências que permitam aceder a informação sobre ocupações e carreiras é um enorme desafio no mundo em mudança que caracteriza as modernas sociedades ocidentais. A partir dos trabalhos de A. G. Watts (1996) no Reino Unido e de intervenções desenvolvidas nos EUA após a publicação da iniciativa legislativa School-to-Work Opportunities Act (1994), encontrámos na técnica do job shadowing uma inovadora modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões a implementar em contexto escolar pelos Serviços de Psicologia e Orientação. Conscientes da importância da construção de uma prática vocacional baseada em estudos empírico rigorosamente controlados (Silva, 2004a), propusemo-nos investigar o impacto do job shadowing no desenvolvimento vocacional dos estudantes do 12º ano de escolaridade e, especificamente, o contributo relativo dos seus dois componentes nucleares, a experiência de job shadowing e a reflexão sobre a experiência. Nesse sentido, foi construída e implementada uma intervenção vocacional organizada em torno da técnica do job shadowing, denominada “Projecto Job Shadowing – Queres conhecer uma profissão?”, como suporte ao plano de investigação quasi-experimental desenvolvido numa amostra de 190 estudantes do 12º ano de escolaridade a frequentar cursos científico-humanísticos em escolas secundárias de Portimão e Lagos, com recurso a medidas pré e pós-teste, dois grupos experimentais e um grupo controlo. Foram utilizados os instrumentos: Escala de Atitudes de Carreira – Revista (J.T. Silva, U. Coimbra), Escala de Auto Eficácia na Tomada de Decisão Vocacional (M.P. Paixão, U. Coimbra), Escala de Atitudes relativamente ao Futuro (M.P. Paixão, U. Coimbra) e Escala de Atribuições para a Carreira (I. Janeiro, U. Lisboa). Recorrendo à análise de co-variância univariada (ANCOVA), concluiu-se que a técnica do job shadowing apresenta um impacto significativo nas atitudes de carreira, quando se conjugam os componentes experiência + reflexão; bem como na percepção de auto-eficácia na tomada de decisão vocacional, sendo que nesta dimensão a conjugação dos componentes experiência + reflexão produz melhores resultados do que a experiência e esta, por seu turno, produz melhores resultados do que a ausência de intervenção. O impacto sobre a atitude afectiva face ao futuro não foi considerado significativo e não se observou qualquer impacto nas atribuições de carreira. Discute-se o contributo da presente investigação para a construção e o aperfeiçoamento de modelos de intervenção que efectivamente promovam o desenvolvimento vocacional dos adolescentes e jovens em contexto escolar e analisam-se as implicações que dela decorrem para futuras investigações neste domínio.
At the end of high school, students who attend general courses are faced with the need to take a decision on whether to choose a path in vocational training or in higher education, and many seek vocational intervention for information about future opportunities, in terms of occupations and careers. However, to provide experiences that allow access to information about occupations and careers is an enormous challenge in a changing world, which characterizes the modern Western societies. Inspired by A. G. Watts (1996) in the UK and by the federal interventions developed in the USA after the publication of the School-to-Work Opportunities Act (1994), we have found in the job shadowing technique an innovative mode of exploration of the world of work, that school counselors (Serviços de Psicologia e Orientação) can implement in the context of high schools. Acknowledging the importance of building a research-based vocational practice, that is, a practice based on strictly controlled empirical studies (Silva, 2004a), we analysed the impact of the job shadowing technique in senior high school students’ vocational development and, specifically, the relative contribution of its two core components, the experience of job shadowing and the reflection (or debriefing) about the experience of job shadowing. We thus built and implemented a vocational intervention using the job shadowing technique, named “Project Job Shadowing – Would you like to know a profession? ”, as a support to a quasiexperimental research design carried out with a sample of 190 senior high school students from Portimão and Lagos, using measures pre- and post-test, two experimental groups and a control group. Data was collected via the use of the following instruments: Escala de Atitudes de Carreira (J.T. Silva, U. Coimbra), Escala de Auto-Eficácia na Tomada de Decisão Vocacional (M.P. Paixão, U. Coimbra), Escala de Atitudes relativamente ao Futuro (M.P. Paixão, U. Coimbra) and Escala de Atribuições de Carreira (I. Janeiro, U. Lisboa). Using the ANCOVA, it was concluded that the technique of job shadowing bears a significant impact on career attitudes, when using its two core components experience + reflection; the combination of components reflection + experience produces better results than the experience, and experience, in turn, produces better results than the absence of intervention, on the career decision-making self-efficacy. The impact on the affective attitudes towards the future was not considered significant, and it was not observed any impact on career attributions. Finally, we present the contribution of this study for the construction of intervention models that effectively promote adolescents and youth’ vocational development in high schools’ context, and the implications for future investigations in this area are discussed.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do Desenvolvimento Vocacional, apresentada por Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/12718
Rights: openAccess
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